MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR

Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Gênesis - capítulo 21


O filho prometido nasceu “na época fixada por Deus em Sua promessa” (v. 2 NVI). Compare com Gálatas 4:4. Deus nunca falha em Suas promessas, e Ele sempre age na hora certa. Abraão também manteve a sua parte do pacto, circuncidando Isaque no oitavo dia “conforme Deus lhe havia ordenado” (v. 4 NVI).
Ismael, agora com 14 anos de idade (cf. 16:16; 17: 24-26), escarnecia do nascimento de Isaque, não só por se sentir superior, mas também por ciúmes pela alegria que seu irmão mais novo havia trazido para a casa (vv. 6 -8) e porque as divinas promessas se cumpririam através de Isaque (v 12; cf. 17:19). Apesar das promessas feitas a Ismael e seus descendentes (17:20; 21:13), o pacto da salvação da raça humana através da semente prometida da mulher (Gn 3:15; 12:3; Gl 4:4-5) ocorreria através de Isaque (Gên 21:12). Compare essa situação com a alegoria que Paulo descreve em Gálatas 4:21-31. Que lições temos aqui para nós? Por que Deus instruiu Abraão a ouvir o conselho de Sara: “Livre-se daquela escrava e do seu filho”(Gên 21:10-12)? (Ver Gl 4:30).
Apesar de anteriormente Abraão ter apresentado imperfeitamente os princípios corretos na presença de Abimeleque, rei de Gerar, na terra dos filisteus (Gên 20), Abimeleque observa que Deus está com Abraão em tudo o que ele faz (v 22), e insiste que Abraão faça uma aliança com ele para para que retornem a um bom relacionamento (v 23; cf. 20:14). Abraão estava disposto a reatar a plena amizade, mas primeiro repreendeu Abimeleque por conta de um bem disputado. Abimeleque insistiu que não tinha conhecimento do problema e, então, Abraão pediu-lhe que aceitasse um presente de sete cordeiras como testemunho de que ele havia cavado o poço. Abraão também tratou amistosamente a Abimeleque, dando-lhe rebanhos e manadas (21:27). Eles chamaram o lugar Berseba [Beer-sheva], o “poço dos sete juramentos.”

  • Podem os observadores dizer que, apesar das nossas falhas, Deus está conosco em tudo o que fazemos? Desejam eles entrar em uma relação de aliança conosco, porque Deus está conosco?


Edwin Reynolds

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós!