Castor e Pólux:Os gêmeos tinham a mesma mãe,mas pais diferentes,são filhos de Leda com Tíndaro e Zeus.Pólux, por ser filho de Zeus, era imortal, enquanto Castor não o era. Com a morte deste, Pólux pediu a seu pai que deixasse seu irmão partilhar da mesma imortalidade,como Zeus, seu pai, não podia convencer Hades, o deus dos mortos a trazer Castor de volta à vida, ficou decidido que os dois irmãos passariam metade do ano nos infernos, e outra metade no Olimpo.Existe outra versão na qual Zeus transforma Castor e Pólux na constelação de Gêmeos.Os dois são tidos como padroeiros dos navegantes, para quem aparecem na forma do fogo de Santelmo.
Érebo e Nix: Érebo (personificação da escuridão, mais precisamente o criador das Trevas) e Nix (personificação da noite,patrona das feiticeiras e bruxas, é a deusa dos segredos e mistérios noturnos, rainha dos astros da noite) São filhos de Caos (primeira divindade a surgir no universo),nasceram a partir de "pedaços" de Caos, Érebo e Nix passam a ser os mais velhos imortais do universo, logo após Caos. Nix, assim como Hades, possuía um capuz que a tornava invisível a todos,Zeus tem um enorme respeito e temível pavor de Nix enquanto Érebo foi conhecido por ser um dos maiores inimigos de Zeus.Érebo desposou Nix, gerando mais dois deuses primordiais: o Éter (conhecido como a Luz celestial) e Hemera (o Dia).
Tânato e Hipnos: Tânato (personificação da morte) e Hipnos(personificação do sono, da sonolência). São filhos sem pai de Nix(noite),outras fontes dizem que o pai era o Érebo(treva). Tânatos era conhecido por ter o coração de ferro e as entranhas de bronze.Hipnos é o responsável pelo descanso restaurador de todas as criaturas terrestres é casado com Grácia Pasitea(uma das Cárites ''Graças'',são as deusas do encantamento, da beleza, da natureza, da criatividade humana e da fertilidade da dança)que foi oferecida a ele por Hera(deusa do casamento),com ela tem 4 filhos (Ícelo - criador dos pesadelos; Morfeu - criador dos sonhos; Fântaso - criador dos objetos inanimados que aparecem nos sonhos;Fantasia - única filha, criadora dos monstros, quimeras e devaneios) responsáveis por distribuir os sonhos.Apesar de gêmeos eram muito diferentes,Hipnos costuma ser visto trajando peças douradas, em oposição a seu irmão gêmeo que normalmente usava tons prateados.Mas ambos eram representados por um jovem alado.
Apolo e Ártemis: Apolo (possuía muitos atributos e funções,deus da divina distância, que ameaçava ou protegia deste o alto dos céus, sendo identificado com o sol e a luz da verdade. Fazia os homens conscientes de seus pecados e era o agente de sua purificação; presidia sobre as leis da Religião e sobre as constituições das cidades, era o símbolo da inspiração profética e artística, sendo o patrono do mais famoso oráculo da Antiguidade, o Oráculo de Delfos, e líder das Musas,deus da morte súbita, das pragas e doenças, mas também o deus da cura e da proteção contra as forças malignas,deus da Beleza, da Perfeição, da Harmonia, do Equilíbrio e da Razão, o iniciador dos jovens no mundo dos adultos, estava ligado à Natureza, às ervas e aos rebanhos, e era protetor dos pastores, marinheiros e arqueiros) e Ártemis(deusa da vida selvagem e da caça,deusa da luz da lua e da magia)São filhos de Zeus e Leto (deusa do anoitecer). Enquanto Apolo pegava geral,Ártemis fez até voto de castidade,mesmo assim apaixonou-se perdidamente pelo jovem Orion.Apolo tinha muito ciúmes da irmã.
Na mitologia romana,são chamados de Diana e Febo.
Fobos e Deimos:São filhos de Ares e Afrodite,Fobos ( medo,derivado,fobia) e Deimos(personificação do Pânico), acompanhavam seu pai nas batalhas e injetando nos corações dos inimigos a covardia e o medo que fazia-os fugir.
Quetzalcóatl e Xolotl: Quetzalcóatl ("Serpente Emplumada", "Pássaro Serpente", ou "Pássaro Serpente da Guerra") é uma divindade das culturas de Mesoamérica, em especial da cultura asteca,representa a vida, a abundância da vegetação, o alimento fisico e espiritual para o povo que a cultua ou o indivíduo que tenta uma ascese espiritual.Xolotl é um deus asteca, irmão gêmeo de Quetzalcoatl, que guia as almas durante sua jornada por Mictlan (nível inferior da terra dos mortos). Era encarnado como uma salamandra.
Xochipilli e Xochiquetzal:Xochipilli ou Macuilxochitl era o deus asteca do amor, dos jogos, das beleza, da dança, da juventude, das flores, do milho e das canções. Era um deus frivolo e belo que fazia nascer as flores. Seu nome deriva de duas palavras do idioma nahualt: Xochi(flores) e pilli (príncipe) assim sendo Príncipe das flores,sua irmã gêmea era Xochiquetzal, da qual era inseparável.
Cosme e Damião eram médicos que curavam os enfermos não só com seu saber mas através de milagres propiciados por suas orações. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Sua mãe se chamava Teodata, e também é venerada como santa pelos ortodoxos.
Os gêmeos praticavam a medicina em Egeia e alcançaram, por isso, grande reputação. Não aceitavam nenhum pagamento por seus serviços.
A Igreja grega celebra a festa dos santos Cosme e Damião em 1 de Julho, 17 de Outubro e 1 de Novembro e venera três pares de santos com o mesmo nome e profissão. Cosme e Damião são considerados os patronos dos médicos e cirurgiões e por vezes são representados por emblemas médicos. Eles são invocados no Cânon da Missa e na Ladainha de Todos os Santos.
Cosme e Damião também são celebrados pela Igreja Ortodoxa, mas há três pares de santos Cosme e Damião celebrados por essa Igreja.
O dia de São Cosme e Damião é celebrado também pelo Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbanda onde são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular".
Estas religiões os celebram no dia 27 de setembro, enfeitando seus templos com bandeirolas e alegres desenhos, tendo-se o costume, principalmente no Rio de Janeiro, de dar doces e brinquedos às crianças que lotam as ruas em busca dos agrados. Na Bahia, as pessoas comemoram oferecendo caruru, vatapá, doces e pipoca para a vizinhança.
A Igreja Católica Apostólica Romana, desde tempos imemoriáveis até o Calendário Romano de 1962, que vigorou até 1969, celebrava a festa de santos Cosme e Damião no dia 27 de setembro. Porém, em 1969, com a reforma litúrgica, o Calendário Romano passou a comemorá-los no dia 26, pois, considerada a importância de São Vicente de Paulo, também celebrado dia 27, preferiram não pôr as duas Memórias na mesma data. São Vicente ficou com o dia 27, já que era a data sabida de sua morte; já Santos Cosme e Damião, como não se sabe a data de morte deles, tiveram sua Memória movida para o dia 26 de setembro. Ainda assim, católicos tradicionalistas, devotos mais antigos e as religiões afro-brasileiras que também os cultuam, como o Candomblé e a Umbanda, continuam a comemorá-los no dia 27. Apesar da mudança na Igreja Católica, ao menos no Brasil, por conta da tradição, populares continuam fazendo comemorações no dia 27 de setembro.
São considerados no Brasil os Santos padroeiros dos Farmacêuticos e Médicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Sua opinião é muito importante para nós!