MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR
Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.
Pesquisar este blog
segunda-feira, 18 de dezembro de 2017
Profetas Menores - Jonas - capítulo 2
O crescimento da fé é gradativo. Jonas que havia rejeitado abertamente a orientação de Deus no capítulo anterior, agora decide orar. Porém, suas palavras não revelam arrependimento nem reconhecimento de uma missão a ser cumprida.
Jonas, embora fosse profeta, tinha muito a aprender. Deus conduzia cada um de seus passos, ainda que trôpegos, a um amadurecimento espiritual. Em sua oração ele reconheceu que o grande peixe era o meio de livramento e louvou ao Senhor pela salvação.
Contudo, “sua oração era mais uma reflexão sobre a oração em situações de vida ou morte do que um pedido de ajuda” (John D. W. Watts).
Em espírito de oração, observe que:
1. Na barriga do peixe, Jonas teve a oportunidade de orar devido à graça divina (v. 1);
2. Foi um salmo de louvor proferido do mais profundo abismo devido ao cuidado gracioso do Senhor (vs. 2-9);
3. A graça divina é vista em atos concretos: Embora Jonas tenha se tornado em vômito de peixe, isso se deu por ordem de Deus; do contrário, Jonas teria virado fezes de peixe (v. 10).
Indiferença e rebeldia levam-nos para baixo, enquanto que a reflexão e a oração nos elevam: Jonas desceu a Jope quando fugiu da missão de pregar em Nínive (Jonas 1:3); desceu ao porão do barco (Jonas 1:5); foi jogado e parou no fundo do ventre do peixe (Jonas 1:17); finalmente, chegou ao fundo do abismo (Jonas 2:6). Somente após orar percebeu sua condição restaurar (Jonas 2:10).
• Jonas estava aprendendo tudo isso! E, nós, já aprendemos?
Jonas ainda tinha muito que amadurecer. “Tendo assinalado a posição do Senhor como criador, Jonas fez um comentário lógico de que somente Yahweh é um Deus vivo, ouvinte, atuante e salvador. A questão que fica por resolver é se o profeta acolherá ou não esta crença e a transformará num ministério a toda a criação. Teologia meramente declarada não é suficiente. A teologia de Jonas tem de se tornar tão ativa quanto a preocupação do Senhor” (Paul R. House).
• Somos parecidos com Jonas? Precisamos ser transformados e amadurecidos como ele?
O amadurecimento espiritual nos fará ver que, “como Jonas, o povo de Deus hoje tem a responsabilidade de pôr de lado o nacionalismo inflexível e o ódio racial e compartilhar o amor de Deus com os de outras culturas” (Watts).
Reavivemo-nos!
Heber Toth Armí
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Sua opinião é muito importante para nós!