MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR

Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Isaías - capítulo 38



Libertar, operar milagres e perdoar são especialidades de Deus. Ainda tem mais…

• O futuro é tão conhecido por Deus que Ele sabe até o dia de nossa morte. O profeta Isaías orienta ao rei Ezequias quanto à morte que lhe sobreviria em breve (v. 1).
• A morte não vence a Deus, mas Deus vence a morte. Nada tira Deus do controle, a não ser que rejeitemos o controle de Deus sobre nossa vida. Ezequias sabia disso e, perturbado com o anúncio do profeta, clamou a Deus chorando em alta voz. Ele não pediu mais vida, apenas apresentou sua vida piedosa (vs. 2-3).
• O profeta é servo da mensagem, não dono dela. Isaías poderia passar por falso profeta que, ora diz uma coisa, ora diz outra. Todavia, isso apenas revela humildade em um sincero servo de Deus. Isaías retorna num curto espaço de tempo a Ezequias para dizer-lhe que sua doença mortal seria curada. Além disso, profetiza a libertação de Jerusalém do rei assírio (vs. 4-6).

“No intervalo entre a informação dada no versículo 6 e a do versículo 7, II Reis relata a instrução de Isaías para aplicar ao tumor uma pasta de figos, bem como o pedido de Ezequias por um sinal. Neste capítulo, esses versículos são reservados para o fim [vs. 21-23], mas de qualquer forma, cronologicamente eles localizam-se aqui […]. A maneira pela qual esse milagre se manifesta… está intimamente associada… com os costumes medicinais em voga, fato que não exclui a possibilidade de que Deus tenha usado o poder terapêutico inerente aos figos, de forma que a sua eficácia é usada no contexto do milagre divino” (J. Ridderbos).

O cântico de Ezequias pode-se dividir em duas partes:

• Antes da cura (vs. 1-16): Vê a morte solapando sua vida precocemente, lamenta continuar o prazer de estar com Deus e a companhia dos amigos, sente como se os seus ossos estivessem quebrados; aflito, geme e busca ao Senhor, expõe em oração a amargura de sua alma e suplica por restauração da saúde e vida.
• Depois da cura (vs. 17-20): Louva ao Senhor pelo livramento e perdão, glorifica e adora a Deus pelo que fez.

Deus tem poder para reverter qualquer situação e quaisquer quadros clínicos. Ele merece nosso louvor! Reavivemo-nos! 

Heber Toth Armí

Depois de vermos no capítulo 37 Deus efetuar tão grande vitória a favor de Jerusalém, ficamos surpresos com a informação de que “naqueles dias Ezequias ficou doente, à beira da morte” (Isaías 38:1, NVI). A Bíblia não revela quando Ezequias ficou doente. Talvez ele tivesse adoecido antes mesmo da Assíria ter cercado Jerusalém. No entanto, é interessante notar que o rei Ezequias recebeu ordem do Senhor para colocar sua casa em ordem. Isto implica em que, embora ele possa ter servido a Deus com “devocão sincera” (v. 3, NVI), algo em sua casa ou reino precisava ser acertado antes dele morrer.
Em resposta a essa notícia Ezequias se volta para Deus, pedindo misericórdia, com choro e humildade. É incrível ver nesta passagem como Senhor está disposto a alterar o curso dos acontecimentos em resposta a nossas orações. Quando Deus vê verdadeira humildade de coração e um novo curso de ação, Ele se dispõe a alterar o veredito ou mesmo cancelar a sentença.
Ezequias se humilha e Deus lhe responde, dando-lhe 15 anos adicionais de vida. Não só isso, Ele faz o sol voltar dez graus como sinal de que prolongaria a vida do Rei Ezequias e também livraria Jerusalém da Assíria. Isso nos leva a pensar que talvez esta doença tenha ocorrido no mesmo período em que o reino de Judá estava sendo invadido pelos Assírios.
Em resposta à misericórdia de Deus, Ezequias canta uma canção de louvor, uma canção que nos ensina muito sobre a condição da humanidade. É também uma canção que todos aqueles a quem Deus resgatou podem cantar hoje: “Meus dias estavam contados, mas você recuperou a minha saúde e me fez viver . Eu estava em grande amargura, mas você amou a minha alma e me livrou da cova. Você lançou os meus pecados para longe; por isso eu te louvo. Aqueles que morrem não pode louvá-lo. São os vivos que lhe louvam, querido Deus. Muito obrigado por me permitir permanecer mais tempo entre os vivos” (Minha paráfrase dos versículos 10, 16-19).
As lições que podemos extrair deste capítulo são bastante significativas. Vivemos em um mundo onde o Grande Conflito é iminente e todos somos feridos nessa batalha entre o bem e o mal. Contudo, Deus não nos abandonou e está disposto a atender a nossas súplicas. 2 Crônicas 7:14 nos encoraja : “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra” (NVI).
Alguns de nós precisamos de cura física, mas todos precisamos de cura espiritual. Não percamos tempo, nos humilhemos, oremos e coloquemos em ordem a nossa casa. Oremos pessoalmente e como igreja para que Deus estenda os nossos dias, conceda-nos mais tempo para louvar o Seu nome e levar a Sua verdade a outros. Ele certamente atenderá a nossa oração, pois está voltando e não quer ver ninguém perdido.

Melodious Echo Mason

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós!