MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR

Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.

Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de junho de 2017

Provérbios - capítulo 5




O casamento é um ato de sabedoria tanto quanto o adultério é um ato de loucura. Deus criou o casamento, entretanto o diabo inventou o divórcio. A vida de muita gente é uma loucura desgraçada, simplesmente por desprezar às sábias instruções divinas!
Salomão fala “de homem pra homem”, discursa francamente a seus filhos (e aos jovens de hoje também). Neste capítulo ele escancara contra a infidelidade sexual.
O texto é iniciado com uma “introdutória típica do destinatário com o pedido por atenção (5.1-2), acompanhado das razões motivadoras (vs. 3-6). O corpo principal mostra a insensatez do adultério (vs. 7-14) e a sabedoria da atividade sexual dentro do casamento (vs. 15-20). A palestra termina com uma predição sombria acerca das consequências fatais de se pecar contra Deus e rejeitar a instrução do pai (vs. 21-23)” – sintetiza Bruce K. Waltke.
Sexo é bênção de Deus no casamento, fora é uma maldição. O pai que deseja o bem do filho ensina o que Salomão ensinou aos seus filhos em Provérbios 5.

• Viver a sabedoria revelada por Deus e ensinada pelos pais piedosos preserva do sofrimento dos males indesejados (vs. 1-2).
• Ainda que palavras dos pais piedosos, sejam duras, difíceis de engolir, e contra nossos desejos, o resultado final é incomparável em relação às palavras dóceis e sedutoras das mulheres que não têm “ideia do que é a vida de verdade, nem de quem ela é, nem para onde está indo” (vs. 3-6).
• Quem rejeita aos princípios revelados pelo Pai Celestial desperdiçará completamente sua curta existência, depois lamentará os conselhos sábios ignorados – quanta insensatez; ser sábio é fugir das tentações do pecado e das seduções do diabo para ser feliz de verdade (vs. 7-14).
• O prazer sexual é essencial à vida conjugal – deve ser profusamente aproveitado. A fidelidade deve ser preservada, e jamais destruir-se com alguns supostos momentos com distração sexual, afogando-se nos engodos da prostituição (vs. 15-20).
• O pecado contra o corpo é um ato contra o Criador. Ele levará a juízo, portanto, viva com sabedoria (vs. 21-23; I Coríntios 6:15-20; 3:16-17).

“Mulher da vida” leva à morte; é melhor curtir a vida com a esposa! Quantas lágrimas evitaríamos se vivêssemos mais os princípios de sabedoria celestiais!


Há vida plena nos planos divinos! Vamos vivê-los? 

Heber Toth Armí

Seria de se esperar que Salomão tivesse algo a dizer sobre os perigos do adultério. Após a leitura deste capítulo ficamos com a impressão de que se Salomão pudesse voltar no tempo e retomar a sua vida desde o começo, ele teria sido mais forte (e possivelmente mais sábio), e não teria tomado para si tantas mulheres, se contentando com apenas uma. Ele mostra que deseja algo melhor para seu filho.
Salomão pede agora a seu filho que se concentre e preste muita atenção, caso não o tenha feito até agora, no que ele queria lhe ensinar: “Preste atenção no que eu digo”, diz ele (v. 1 NTLH). “Não se desvie das minhas palavras” (v. 7 NVI).
“Beba água da sua própria cisterna”, ele aconselha, sugerindo que um relacionamento monogâmico tem benefícios que superam, em muito, os relacionamentos extra-conjugais.O desejo de Salomão para seu filho é que ele não repita seus próprios erros, mas que tenha uma vida mais disciplinada do que ele próprio teve  e se alegre com a mulher da sua mocidade (v. 18).
Com vergonha e arrependimento, Salomão termina o capítulo, reconhecendo que tudo o que ele havia feito tinha sido visto e avaliado pelo Senhor, e que sua grande insensatez e falta de disciplina o desencaminharam.
  • A sua falta de disciplina o está conduzindo a caminhos tortuosos, hoje? Peça a Deus que lhe ajude a obedecê-lo em todas as coisas antes que seja tarde demais.
Jackie Ordelheide Smith

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós!