MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR

Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.

Pesquisar este blog

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Neofelis nebulosa — Leopardo-nebuloso


  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Mammalia
  • Ordem: Carnivora
  • Família: Felidae
  • Subfamília: Pantherinae
  • Género: Neofelis
  • Espécie: N. nebulosa

O leopardo-nebuloso ou pantera-nebulosa (nome científico: Neofelis nebulosa) é uma espécie de mamífero carnívoro da família Felidae. Ocorre dos sopés do Himalaia no Nepal e Índia através do sudeste asiático, até a China, ao sul do rio Yangtzé; está regionalmente extinto no Taiwan. É uma espécie dependente de áreas florestais. É um felino de tamanho médio, medindo de 60 a 110 cm de comprimento e pesando entre 11,5 e 23 kg. Possui pelagem bronzeada ou marrom-clara e distintamente marcada com grandes elipses irregulares, de bordas escuras, das quais se diz terem formato de nebulosas, daí tanto seu nome vulgar quanto científico.
É, de todos os felinos, o que possui os caninos mais longos proporcionalmente ao tamanho. Alimenta-se de pequenos mamíferos. Sua gestação, em cativeiro, dura entre 86 e 93 dias; nascem usualmente dois filhotes, cada um pesando 180 gramas. É classificada como uma espécie vulnerável pela IUCN, com uma população total estimada em menos de 10.000 indivíduos e com tendencia decrescente, embora sua área de ocorrência seja bastante extensa para os padrões atuais, é uma espécie que tende a desaparecer, devido principalmente à destruição de seu habitat.


  • Peso: 12 – 23 kg
  • Período de Gestação: 93 dias


O leopardo-nebuloso está distribuído dos sopés do Himalaia no Nepal, Índia e Butão, através de Bangladesh, Mianmar, Tailândia, Malásia peninsular, Camboja, Laos, Vietnã, até a China, ao sul do rio Yangtzé. Está regionalmente extinto em Taiwan.
A espécie está associada à habitats florestais, principalmente florestas tropicais úmidas, mas também pode ser registrada em florestas decíduas e secas, assim como em áreas florestais secundárias e devastadas. Com menos frequência, pode ser encontrada em áreas abertas de pastagens e arbustais, florestas tropicais secas e manguezais. Nos Himalaias foi registrada entre 2 500-3 000 metros de altitude.

Texto: Wikipédia
Imagens: Google


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós!