MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR
Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.
Pesquisar este blog
segunda-feira, 13 de março de 2017
Josué - capítulo 22
A vida de oração deve levar a uma vida de ação, ação fundamentada não na emoção, mas na direção do Deus que sabe o que é melhor para nós em cada situação. Sem consultar a Deus nossas reações serão desequilibradas, movidas pela emoção de um coração deturpado e julgaremos os outros de forma equivocada.
Você pode aproveitar teu tempo livre ou desperdiçá-lo. Aproveitar o tempo é investir na vida; desperdiçar o tempo é perder tempo, vida e coisas maravilhosas. A melhor forma de investir teu tempo é meditar na Bíblia a fim de harmonizar tua vida com a vontade de Deus. Isso resulta em bênçãos!
Neste capítulo encontramos:
• Após Josué parabenizar as tribos que obtiveram sua herança antes de cruzarem o rio Jordão por sua ajuda às outras tribos na conquista da Terra Prometida, os abençoou e os despediu (vs. 1-9);
• Antes de chegarem em casa, as tribos erigiram um altar na fronteira de Canaã, na região do rio Jordão, para testemunho do verdadeiro Deus às futuras gerações (vs. 10-11);
• Os israelitas que receberam ajuda dessas tribos se irritaram com a construção do altar. Planejaram uma guerra civil desde Siló. Tal construção foi interpretada como uma rebelião contra Deus e contra o restante das tribos de Israel. A parte positiva é que antes de guerrearem, houve um diálogo (vs. 12-29);
• A explicação com mansidão e calma resolveu o mal-entendido e a acusação entre as tribos do povo de Deus (vs. 30-32).
Com base nesta situação, Richard M. Davidson destaca: “Temos a estranha tendência de interpretar erradamente as ações de outras pessoas. Da mesma forma, algo que dizemos ou fazemos pode ser mal interpretado por outros. Josué revela que o equívoco tem três componentes básicos”:
1. AÇÃO: A inevitabilidade das nossas ações dá chance para o surgimento dos equívocos e conflitos. Deveríamos agir de forma a reduzir ao mínimo tais possibilidades.
2. PERCEPÇÃO: A percepção de um ato é, por natureza, muito superficial. O significado e objetivo dos atos estão escondidos dentro da pessoa que os praticou, inacessível ao observador. Por isso, evitemos julgar e criticar.
3. REAÇÃO: Os mal-entendidos tendem a provocar conflitos, os quais destroem o bem estar de indivíduos e da comunidade.
Portanto, aprendamos a resolver com satisfação os mal-entendidos!
Heber Toth Armí
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Sua opinião é muito importante para nós!