MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR
Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.
Pesquisar este blog
segunda-feira, 13 de março de 2017
51. Entristecendo o Espírito Santo: parte 1 - O Espírito Santo e A Espiritualidade
2. Leia Efésios 4:30. Paulo usou um imperativo, advertindo-nos a não entristecer o Espírito Santo. O que significa entristecer o Espírito Santo?
O Espírito Santo é um ser pessoal, não apenas uma força divina. É por isso que Ele pode ser entristecido. Mas, como O entristecemos? Devemos nos lembrar de que uma das tarefas do Espírito é nos revelar o pecado (Jo 16:8). Ele nos leva a Jesus, Aquele que perdoa nossos pecados e nos santifica. Afinal de contas, o Espírito de Deus é chamado de “santo”. Isso significa que Ele aborrece o pecado, mas Se alegra quando fazemos a vontade de Deus em todas as coisas, quando pensamos e falamos o que é puro e santo. Por outro lado, também significa que Ele Se entristece quando cultivamos tudo que desonra nosso chamado divino. Qualquer decisão de continuar no pecado ou de minimizar sua gravidade O entristece. Entristecer o Espírito Santo é algo sério.
O contexto da declaração de Paulo, em Efésios 4:30, sobre “entristecer o Espírito Santo” diz respeito ao estilo de vida que uma pessoa vivia antes de ser convertida por Cristo, e o que acontece com ela depois da conversão. Como novas criaturas em Cristo, devemos ser pacientes e gentis uns com os outros, suportando-nos em amor, e ser diligentes em preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz (Ef 4:2, 3). Sendo renovados pelo Espírito (Ef 4:23), estamos agora seguindo a Cristo, nosso novo “Cabeça” (Ef 4:15), e por isso não andamos na vaidade dos nossos pensamentos, como os gentios (Ef 4:17). Em vez disso, temos uma vida que agrada a Deus (Ef 4:24-31).
O Espírito Santo é entristecido sempre que permitimos que qualquer uma das coisas negativas mencionadas em Efésios 4 encontre espaço em nosso coração, e quando elas se manifestam em nossas palavras e ações. Entristecer o Espírito significa rejeitar Sua presença santificadora e Seu poder transformador porque continuamos a pecar deliberadamente.
3. O Espírito Santo Se importa com nossa maneira de viver. Leia Efésios 4:25-31 e assinale nessa passagem as atitudes morais específicas que entristecem o Espírito de Deus. Por que essas coisas O entristecem?
A. ( ) Excesso de riqueza, aparência exterior, frieza e opressão dos irmãos.
B. ( ) Mentira, ira, furto, palavras torpes, amargura, gritarias e blasfêmias, porque essas coisas são contrárias à essência de Deus.
C. ( ) Dedicação excessiva à busca do conhecimento, egoísmo, brincadeiras e falta de vontade de fazer trabalho missionário.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Sua opinião é muito importante para nós!