quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

39. O Espírito Santo e o dom do discernimento - O Espírito Santo e A Espiritualidade


6. Leia 1 Coríntios 12:10, 14:29 e 1 João 4:1-3. Por que o dom do discernimento é importante? Assinale a alternativa correta:

A. ( ) Para que possamos distinguir os verdadeiros espíritos dos falsos. Para discernir entre a verdadeira e a falsa profecia.
B. ( ) Para que tenhamos vantagem sobre os nossos irmãos.
C. ( ) Para que alcancemos sucesso financeiro e profissional.

Embora existam os verdadeiros dons espirituais na igreja, a Bíblia também nos adverte a não crer em todo espírito, mas provar os espíritos pela sua conformidade com as Escrituras e pela sua coerência, verificando também se eles exaltam Jesus como Senhor. É necessário “discernir os espíritos” (1Co 12:10, ARC), porque nem tudo que aparenta vir de Deus é realmente dEle. A Bíblia adverte que há poderes demoníacos buscando enganar a igreja, e que existem reproduções diabólicas dos verdadeiros dons do Espírito, tais como ensinos errados, falsas profecias, visões mentirosas, contrafação do dom de línguas, poderes místicos de cura, maravilhas e sinais enganosos, etc.
No entanto, algumas pessoas que aceitam a validade dos dons espirituais ainda hoje, têm dado ênfase especial a alguns dons espirituais e notoriedade indevida à presença de sinais e maravilhas. É interessante que Paulo tenha registrado o dom do discernimento imediatamente depois do dom de “operar milagres” e do dom de “profecia”, e antes de mencionar o dom de línguas (1Co 12:10, NVI).
Deus dá à igreja o dom do discernimento a fim de preservá-la na verdade e na unidade, e para proteger os membros de modo que eles não sigam falsos profetas e não sejam enganados por falsos sinais e milagres. Para avaliar adequadamente cada caso, são necessários maturidade bíblica, conhecimento e fidelidade à Palavra de Deus na fé e na prática. A base para todo discernimento, no entanto, precisa ser a Palavra de Deus. Somente provando tudo pela Palavra podemos saber com certeza se o que estamos ouvindo ou vendo é verdadeiramente do Senhor.
“O homem que faz da operação de milagres a prova de sua fé verificará que Satanás pode, por meio de uma variedade de enganos, efetuar prodígios que parecem genuínos milagres [...] Não permitam que passem os dias e sejam perdidas preciosas oportunidades de buscar o Senhor de todo o coração, mente e alma. Se não aceitamos a verdade no amor dela, podemos nos achar no meio do número dos que verão os milagres operados por Satanás nestes últimos dias e neles crerão. Muitas coisas estranhas parecerão admiráveis maravilhas, que deveriam ser consideradas enganos produzidos pelo pai da mentira [...] Homens sob a influência de espíritos maus realizarão milagres” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 52, 53).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós!