MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR
Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.
Pesquisar este blog
segunda-feira, 2 de janeiro de 2017
2. O Espírito Santo e a Inspiração - O Espírito Santo e A Espiritualidade
Inspiração é o termo usado para descrever a influência de Deus, mediante a atuação do Espírito Santo, na comunicação de Sua mensagem por meio de instrumentos humanos. A atuação do Espírito no processo de inspiração é a razão de encontrarmos uma unidade fundamental em toda a Bíblia no que diz respeito à verdade. Como Espírito da Verdade (Jo 14:17; 15:26; 16:13), Ele nos guia a toda a verdade.
2. Leia 2 Pedro 1:21, Deuteronômio 18:18, Miqueias 3:8, e 1 Coríntios 2:9-13. O que esses textos dizem sobre os escritores bíblicos e sobre o envolvimento de Deus na origem da Bíblia? Assinale a alternativa correta:
A. ( ) Deus é o Autor da revelação. Os escritores bíblicos foram simples instrumentos transmissores da mensagem, que proveio de Deus, não da parte deles.
B. ( ) Deus é o Autor da revelação, porém os escritores bíblicos diluíram a mensagem bíblica de acordo com o que julgavam importante.
C. ( ) Deus é o Autor da revelação. Os escritores bíblicos não tiveram nenhum papel na mensagem bíblica. Deus a ditou palavra por palavra.
Ser “movido pelo Espírito Santo” (2Pe 1:21) é uma forte confirmação da obra do Espírito Santo na inspiração. Em 1 Coríntios 2:9-13, o apóstolo Paulo atribui ao Espírito Santo a revelação e a inspiração. Ele disse que, para eles, os apóstolos, Deus revelou as coisas ocultas que nenhum olho viu, as quais ele mencionou no versículo 9. Deus as revelou por meio do Espírito (1Co 2:10). Os apóstolos receberam esse “Espírito que vem de Deus, para que [conhecessem] o que por Deus [lhes] foi dado gratuitamente” (1Co 2:12). Em seguida, no versículo 13, Paulo passou a falar da obra da inspiração, de coisas “não ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais”. Paulo não tinha dúvidas sobre a origem e a autoridade do que ele proclamava.
Embora muitas partes da Bíblia sejam o resultado da revelação sobrenatural e direta de Deus, nem tudo na Bíblia foi revelado dessa maneira. Algumas vezes, Deus usou escritores bíblicos na investigação cuidadosa e pessoal das coisas ou no uso que fizeram de documentos existentes, para, assim, revelar e comunicar Sua mensagem (Js 10:13; Lc 1:1-3). Portanto, todas as partes da Bíblia são reveladas e inspiradas (2Tm 3:16). Essa é a razão para Paulo afirmar que tudo o que foi escrito, foi escrito para nossa instrução, para que pela “consolação das Escrituras, tenhamos esperança” (Rm 15:4). O mesmo Deus que fala e que criou a linguagem humana habilita pessoas escolhidas a comunicar, em palavras humanas e de maneira fidedigna, os pensamentos inspirados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Sua opinião é muito importante para nós!