Não há situação tão complicada que Deus não possa intervir providenciando solução; nem sofrimento tão intenso que Ele não possa agir com precisão!
Após duas desculpas vistas no capítulo anterior, neste capítulo Moisés continua a justificar sua indisposição perante o Senhor. Observamos estas desculpas/escusas/justificativas sintetizadas por Erwin W. Lutzer:
1. “Eu serei rejeitado”;
2. “Eu não tenho nenhum talento natural”;
3. “Eu não quero ir”.
É comum pensarmos que fazer o que Ele pede seremos derrotados, humilhados e ignorados quando ainda não aprendemos depender de Deus. Nossa grande ignorância nos faz julgar que Deus Se equivoca quando nos solicita algo, ou cremos ter confundido o endereço.
“Manda outro” – Moisés falou a verdade após Deus combater suas quatro escusas. É normal darmos desculpas esfarrapadas quando temos medo de falar a verdade – até sermos desmascarados!
Deus revela-Se mestre em derrubar objeções/escusas humanas. Isso porque Ele não desiste de nós quando revelamos desinteresse nEle e em Seus planos, até mesmo ao dizermos diante dEle que não queremos fazer Sua vontade! Imagina se Deus não insistisse conosco?
A atitude de Moisés não era humildade. Ellen G. White observa que “estas escusas a princípio procederam da humildade e retraimento; mas depois que o Senhor prometera remover todas as dificuldades, e dar-lhe afinal o êxito, qualquer nova recusa e queixa a respeito de sua inaptidão, mostravam falta de confiança em Deus. Isto envolvia o receio de que Deus fosse incapaz de habilitá-lo para a grande obra […], ou de que houvesse Ele cometido um erro na escolha do homem”.
Contudo, Moisés rendeu-se. Antes, porém, de ir, Deus ainda corrigiria algo:
Outrora, Moisés cedera aos caprichos da esposa midianita; agora, quase morreu. Então, prontamente Zípora circuncidou o filho (vs. 24-25). Isso ensina-nos da impossibilidade de ser verdadeiramente alguém espiritual fora de casa sem antes ser espiritual na própria família. Portanto, antes de FAZER o que Deus quer, é necessário SER o que Ele quer.
Sintaticamente, Deus…
• …Lida pacientemente com a indiferença das pessoas (vs. 1-10);
• …Auxilia àqueles que não creem que quando Ele chama Ele capacita (vs. 11-14);
• …Embora infalível, age por meio de pessoas falíveis (vs. 14-17);
• …Instrui Seus instrumentos o que falar e como fazer (vs. 18-31).
- Para Deus não há obstáculos intransponíveis. Siga Suas instruções! Reavivemo-nos!
Heber Toth Armí
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Sua opinião é muito importante para nós!