MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR

Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.

Pesquisar este blog

domingo, 22 de janeiro de 2017

15. A descrição de Jesus sobre o Espírito Santo - O Espírito Santo e A Espiritualidade



1. Leia João 16:13, 14, João 15:26, 27 e João 14:17, 26. Quais características muito pessoais Jesus atribuiu ao Espírito Santo? O que significa o fato de Jesus descrever o Espírito Santo como Auxiliador ou Consolador (parakletos)?

De acordo com Jesus, o Espírito Santo guia, fala, ouve, anuncia e glorifica (Jo 16:13, 14). O Espírito Santo também nos ensina e nos faz lembrar (Jo 14:26). Ele habita em nós (Jo 14:17), dá testemunho (Jo 15:24, 26) e convence (Jo 16:8). Essas ações parecem muito mais próprias de uma pessoa soberana do que de uma força impessoal.
2. Leia João 14:16-18. Como a promessa de Jesus seria cumprida? De que maneira os discípulos não foram abandonados? Complete as lacunas:

A ________________________________ de Jesus se cumpriu com a vinda do ___________________________________, o ______________________________. Assim, os _________________________ não ficaram abandonados, pois Ele esteve com eles __________________________ todo o tempo, __________________________ neles. 

Ananias e Safira venderam uma propriedade e doaram uma parte para a igreja. Qual é o problema de ficar com um pouco do dinheiro? O que essa história nos revela sobre o cuidado que precisamos ter quanto à maneira de justificar nossos atos?
Jesus cuida de Seus seguidores. Ele não deixaria órfãos Seus discípulos, mas prometeu enviar o Espírito Santo. Nesse verso, Jesus disse especificamente que enviaria “outro Auxiliador” ou “Consolador”. As palavras que Jesus usou nessa passagem são importantes. Ele prometeu enviar outro Auxiliador, não um diferente. A palavra grega para “outro” é “allos”. Na língua grega do Novo Testamento, “allos” indica que Cristo enviaria outro Consolador, numericamente distinto, mas do mesmo caráter, isto é, semelhante a Si mesmo. Em outras palavras, Jesus prometeu Alguém como Ele, Alguém que tomaria Seu lugar, que continuaria a realizar Sua obra em nós e que seria Seu representante.
Nessa obra, o Espírito Santo atua como auxiliador ou consolador. A Bíblia utiliza aqui a palavra grega parakletos (Jo 14:16) para descrever Alguém que é chamado para dar apoio e assistência; Alguém chamado para nos ajudar. Assim como Jesus é uma Pessoa, o Espírito Santo também é pessoal. Essa ideia é confirmada pelo fato de que atributos pessoais são, muitas vezes, imputados ao Espírito Santo (veja Jo 14:26; 15:26; At 15:28; Rm 8:26; 1Co 12:11; 1Tm 4:1).
Por que encontramos muito mais conforto em saber que o Espírito Santo é uma pessoa em vez de uma simples força?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós!