E por que deveríamos usar jóias? Existe alguma razão bíblica para faze-lo? Note que na Bíblia, algumas vezes o povo de Deus usou jóias, mas porque aprendeu com os pagãos no período em que esteve entre eles, é o caso da família de Jacó no cap.35 de Gênesis, mas quando eles voltam a sua terra natal, Jacó levou sua famíia ao reavivamento espiritual que é marcado pelo abandono das jóias, v.4, observe também, que o costume de usar jóias, aparece relacionado ao costume da idolatria. Outros casos, como o de Isa.3, em que as mulheres são condenadas por sua vaidade(este é o pecado da idolatria de si mesmo) relacionada ao uso de adornos de todo tipo que estão relacionados com amuletos (jóias com significado místico no paganismo) e no novo testamento, onde os apóstolos apelam para a modéstia no vestir, excluindo os adornos inúteis, 1Pe.3:3 e 1 Tim.2:9. Siga firme na fé, sempre com o "assim diz o Senhor"!
Como adventista, não uso joias porque, mesmo que muito citada na Bíblia, é antinatural e sempre era relacionada à idolatria. Vemos Deus pedindo em várias ocasiões para que o povo tirasse suas joias e enfeites. Olhe só, Ele disse assim a Jacó: “’Livrem-se dos deuses estrangeiros que estão entre vocês, purifiquem-se e troquem de roupa. Venham! Vamos subir a Betel, onde farei um altar ao Deus que me ouviu no dia da minha angústia e que tem estado comigo por onde tenho andado’. Então entregaram a Jacó todos os deuses estrangeiros que possuíam e os brincos que usavam nas orelhas, e Jacó os enterrou ao pé da grande árvore, próximo a Siquém” (Gênesis 35:1-4). Ah, existem outros textos na Bíblia mostrando exatamente a mesma ordem.
A escritora cristã Ellen White nos dá um resumo dos textos bíblicos a respeito da vaidade: “Trajar-se com simplicidade e abster-se de ostentação, compra e venda de joias e ornamentos de toda espécie está em harmonia com nossa fé” (Testemunhos Para a Igreja, v. 3, p. 366). Ou seja, além das joias, existem outros ornamentos relacionados à ostentação. Não podemos considerar um aspecto se ignorarmos outros igualmente importantes. Decência, modéstia e pureza são princípios imutáveis e inseparáveis. Não adianta se abster de colares e brincos, mas se cobrir com outros tipos de acessórios e roupas chamativas.
Cuidado com tudo que tem como objetivo atrair atenção para o “eu” e não para Cristo. Esse é o segredo! No assunto de vaidade, abandonar apenas um “deus” também não é o suficiente. Ao ter uma vitória, não pare por aí! Deus conhece suas lutas e o quanto você se esforçou para deixar algo que o prendia, mas Ele quer ajudá-lo a ir além, fazendo uma mudança completa em seu corpo e alma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Sua opinião é muito importante para nós!