MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR

Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.

Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Jesus aboliu a Lei?



“... aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz,” (Efésios 2:15 RA) [1].

A lei dos mandamentos mencionada neste verso não se refere à Lei dos Dez Mandamentos, refere-se sim a lei cerimonial.

A Lei cerimonial chegou ao seu final na cruz. Mas deve sers alientado que as Leis Cerimoniais (as leis específicas para o povo Judeu) como dadas por Deus, não criaram a inimizade entre Judeus e Gentios. Foi a interpretação que os Judeus deram a ela, as adições e a atitude de exclusivismo e hostilidade que geraram a hostilidade entre Judeus e Gentios.

Os Judeus abominavam e detestavam seus vizinhos gentios, e os gentios por sua vez, odiavam e desprezavam seus vizinhos Judeus.

Quando os Judeus rejeitaram a Cristo o status de representantes oficiais da verdadeira religião lhes foi tirado e dado à igreja Cristã.

“Portanto, vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos”. (Mateus 21:43 RA)

Após a crucifixão não foi mais necessário que um filho de Deus tomasse parte nos rituais do Judaísmo. (Ver Gálatas 2:16)

“... sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado”. (Gálatas 2:16 RA).

A princípio a distinção entre Judaísmo e Cristianismo não foi claramente compreendida. Muitos conversos Judeus criam que o Cristianismo era apenas o Judaísmo acrescido da fé em Cristo como o Messias. Eles sustentavam a idéia de que os Cristãos deveriam ser circuncidados e obedecer ao sistema legal judaico em adição à sua aceitação de Jesus. O Concílio de Jerusalém foi convocado para resolver essa questão (Atos 15). O Concílio posicionou-se contra as exigências desses homens. Em sua carta aos Gálatas Paulo procurou deixar claro a essas pessoas que o sistema Judaico, a partir de Cristo havia se tornado obsoleto.

Mas o final do Judaísmo, com suas formas e cerimônias religiosas, não significou a abolição de todas as leis que Deus havia dado para os Judeus. A lei cerimonial que apontava para Cristo (o oferecimento de cordeirinhos, as Festas Anuais, etc) naturalmente chegou ao seu final quando Cristo cumpriu os tipos prefigurados por estas cerimônias. A Lei Civil dos Judeus (Impostos, Serviço Militar obrigatório, sistema político, sistema jurídico, etc) já tinha em grande medida desaparecido quando eles perderam a soberania nacional. Mas os preceitos morais, os quais são um transcrito do caráter de Deus, estes são tão eternos quanto o próprio Deus e nunca podem ser abolidos[2].

Em todos os seus ensinos a respeito do fim do sistema legal Judaico,Paulo tornou enfaticamente claro que a lei moral não havia sido abolida.

“Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei”.(Romanos 3:31).

Falando à respeito do fim da circuncisão,  Paulo foi muito cuidadoso ao acrescentar:

“A circuncisão, em si, não é nada; a incircuncisão também nada é, mas o que vale é guardar as ordenanças [os mandamentos] de Deus”.  (1 Coríntios 7:19 RA).

Em resumo podemos dizer que Efésios 2:15 salienta que Jesus aboliu as ordenanças específicas para o povo Judeu. Tirando essa exclusividade do povo Judeu Jesus acabou por unir Judeus e Gentios. Todos nos aproximamos de Deus e somos salvos da mesma maneira - pela fé. Todos evidenciamos. Termos sido salvos por Cristo da mesma maneira – pela obediência aos Dez Mandamentos. A Lei moral permanece, pois é eterna como o próprio Deus.

[1]Os comentários seguintes foram extraídos do “SDABC” vol. 6, pág.1010.
[2]Assim também as leis de saúde ainda devem ser observadas, pois Deus está muito interessado na saúde dos seus filhos (Ver 3 João 2 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós!