- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Classe: Actinopterygii
- Ordem: Gymnotiformes
- Família: Apteronitidae
- Gênero: Apteronotus
- Espécie: A. albifrons
O Ituí-cavalo ou Fantasma-negro, Apteronotus albifrons, é um peixe tropical pertencente à família Apteronotidae. São nativos da Bacia Amazônica na América do Sul, no rio Paraná através do Peru, Venezuela e Paraguai. Gozam de popularidade crescente em aquários. O peixe é todo preto, exceto por dois anéis brancos na cauda, e uma mancha branca na cabeça, que pode se estender até as costas. Se move principalmente ondulando uma longa barbatana ventral, e pode crescer até 60 centímetros.
São noturnos, dotados de uma leve corrente elétrica, e como são cegos (os olhos são cobertos por pele), utilizam um órgão elétrico e receptores distribuídos pelo corpo para localizar larvas de insetos. Tendem a nadar "de pé", com a cauda para baixo, e de maneira um tanto desordenada. Junto com o peixe-elefante eles são os peixes eletrosensíveis mais estudados.
O Ituí-cavalo vive em águas rápidas, com fundo arenoso em climas tropicais. Preferem águas com pH em torno de 6.0 - 8.0, dureza da água entre 5.0 - 19.0 dGH, e temperatura entre 23-28 °C.
Existem lendas entre alguns povos da região amazônica de que as almas dos mortos habitavam estes peixes, daí um dos nomes.
Texto: Wikipédia
Imagens: Google
Boa tarde, gostaria de saber, onde este peixe foi pescado e fotografado, contem valor cientifico em saber.
ResponderExcluir