MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR

Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.

Pesquisar este blog

domingo, 7 de janeiro de 2018

Profetas Menores - Ageu - capítulo 2


Ageu deve cumprir ainda hoje seu objetivo através de seu livro. 
Foi num tempo de paralisia espiritual, quando o povo estava acomodado, após regressar do cativeiro babilônico, e sem recursos suficientes, que Deus levantou o profeta Ageu para libertar Seu povo da letargia reinante.
A mensagem do profeta foi poderosa e eficiente: Líderes eclesiásticos e liderados reagiram e reconstruíram o templo em quatro anos, terminando-o em 516 a.C. Tal reconstrução era importante para o primeiro advento do Messias (vs. 2-9).
Pode ser que a tua congregação esteja como o templo em que as pessoas da época de Ageu frequentavam: inacabado. Era um esqueleto em ruína parecido a um cadáver que se decompunha, e a espiritualidade dos membros era visível na estrutura do templo (vs. 10-14).

• Não seria nosso caso também?

Além disso, há um tom messiânico na frase: “virá o Desejado de todas nas nações” (v. 7) – explica Merril F. Unger. Porquanto, extraímos as seguintes implicações:

1. Um templo arruinado e esquecido é símbolo de desprezo Àquele que é o único que pode libertar as nações de sua escravidão no pecado (vs. 10-14).
2. Meras cerimônias de purificação não santificam a ninguém; porém, o render-se de coração ao Senhor traz solução para os graves problemas econômicos da nação (vs. 15-19).
3. Um dia o Céu e a Terra serão abalados a fim de que o Reino de Deus seja restaurado plenamente sobre os reinos mundanos: A segunda vinda de Cristo é nossa maior esperança (vs. 20-22).
4. Um dia, Jesus, o Filho de Davi, tipificado por Zorobabel, filho de Davi, assumirá os tronos do mundo e Sua administração será plena de harmonia, honra e glória (v. 23).

Desta forma, o profeta…

• …abriu os olhos do povo para o presente: O templo; e, para o futuro: O Messias vindouro.
• …mostrou o efêmero: a construção; e, apresentou o eterno: O Messias glorificado.
• …apontou a atualidade: A casa de culto para o momento; e, a escatologia: Quando não haveria necessidade de edificações para a adoração.

Jesus, o Desejado de todas as nações, deve ser entronizado hoje (e diariamente) em nosso coração a fim de que haja restauração da nossa mornidão espiritual e aconteça o reavivamento pleno de nossa alma.

Quem se dispõe? Você? 

Heber Toth Armí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós!