MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR

Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.

Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Profetas Menores - Joel - capítulo 2


Nosso século é marcado pela avidez por informação, quando o que mais é necessário e importante é a transformação do coração. Crescer no conhecimento, mas decrescer no amadurecimento espiritual é um erro fatal.

Concentre-se neste parágrafo: Ao “observar uma das reuniões de louvores que nossos pioneiros [da IASD] mantinham, alguns adventistas modernos se espantariam. A continuação, as palavras com as que uma das pioneiras descreveu uma reunião a que assistiu em 1850: ‘O domingo, o poder de Deus veio sobre nós como um poderoso e intempestivo vento. Todos se colocaram em pé e louvaram a Deus com grande voz; foi algo parecido com quando foram postos os fundamentos da casa de Deus. A voz de choro não se podia distinguir da voz da alegria. Foi um momento de triunfo; todos foram fortalecidos e refrigerados. Nunca antes havia presenciado esse poder’ (Manuscript Releases, t. 5, p. 226)” (Tim Crosby). 

Estas palavras foram escritas por Ellen G. White que, dois anos antes também escrevera: “O poder desceu como um vento poderoso e intempestivo, a habitação foi preenchida pela glória de Deus, e foi absorvida pela glória e arrebatada em visão”. (Manuscript Releases, t. 5, p. 249).

Muitos cristãos estão tão acomodados que não buscam nenhum reavivamento. Outros possuem conceitos tão errados do reavivamento que acharão que pessoas reavivadas estarão desequilibradas, ou, as discriminarão de fanáticas. Contudo, o profeta Joel profetizou que Deus disse:

“Vou derramar meu Espírito sobre todo tipo de gente – seus filhos vão profetizar e também suas filhas. Seus jovens terão visões, e seus velhos terão sonhos. Vou derramar meu Espírito até sobre os escravos, tanto homens quanto mulheres. Mostrarei maravilhas no céu e sinais na terra...”. Você acredita?

Segundo Leo R. Van Dolson, este capítulo apresenta a seguinte sequência:

1. A restauração espiritual do povo de Deus;
2. As promessas das chuvas temporã e serôdia;
3. A chuva temporã – o pentecostes;
4. A chuva serôdia;
5. Sinais do aparecimento de Cristo.

Esta promessa fala aos judeus do passado e aos crentes do presente. Ela fala de reavivamento e reforma espiritual; sem buscar tal cumprimento profético, nosso fim será fatal.
As primeiras chuvas do Espírito chamadas temporã já regam o coração dos que vão receber a chuva serôdia desde o pentecostes. Prepare-se! 
.........

Faça um check-up de tua vida espiritual. Faça uma aferição da pressão de tua fé. Cheque os batimentos cardíacos de tua consagração. Avalie se o sedentarismo não está prejudicando a tua prática da verdadeira religião. Analise se estás progredindo espiritualmente ou regredindo drasticamente. Verifique se não existe nenhum tumor cancerígeno de pecado te corroendo por dentro. 

Na época de Joel, “a situação era muito dramática, porque a comunidade da fé estava corrompida e em estado de confusão mental. Havia muito sincretismo religioso – mistura de rituais pagãos com o culto a Deus. Em resumo, eles precisavam de uma completa reorientação” (Zdravko Stefanovic).

Analise: nossa...

• ...situação pessoal, familiar, eclesiástica tem sido semelhante ao povo de Israel no tempo de Joel?
• ...comunidade de fé está corrompida, e em estado de confusão mental como o povo de Deus no passado?
• ...religião está também seguindo um sincretismo religioso incluindo na adoração práticas alheias à revelação bíblica?
• ...época tem necessidade de uma completa reorientação espiritual, pois nos iludimos nos sentindo melhores do que os ouvintes primários do profeta Joel?

Independente de tuas respostas a estas questões aprofunde-se no estudo do capítulo em pauta. Segundo Myer Pearman, o conteúdo deste capítulo pode-se resumir da seguinte forma:

• Invasão dos assírios simbolizada pela invasão dos gafanhotos (vs. 1-11). Os assírios eram como gafanhotos por causa de seu número e efeito destrutivo.
• Apelo ao arrependimento (vs. 12-17).
• Promessa de libertação (vs. 18-27).
• O derramamento do Espírito sobre a nação judaica (vs. 28-29). Esta profecia cumpriu-se parcialmente no dia de Pentecostes.
• Os sinais que precedem a vinda do Senhor (vs. 30-32).

Na época de Joel os gafanhotos devastaram toda vegetação. Os animais morriam porque não tinham nada para comer. Nesse cenário de seca e morte, a chuva temporã e serôdia (v. 23) reverteriam o quadro, trazendo restauração (v. 19).
Joel utilizou dessa realidade natural para tratar da realidade espiritual. As chuvas temporã e a serôdia, espiritualmente falando, referem-se à restauração que Deus sonha para o mundo devastado pelo pecado. 
Aqueles que rejeitarem ao pecado e buscarem pelo refrigério da primeira e da segunda chuva espiritual serão transformados, e estarão preparados para o que Deus está preparando.

Para isso, precisamos diariamente do Espírito Santo agindo urgente e profusamente em nossa vida! Afinal, sem consagração não há restauração total! 

Heber Toth Armí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós!