MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR

Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Squatina californica - Tubarão-anjo do Pacífico


  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Chondrichthyes
  • Ordem: Squatiniformes
  • Família: Squatinidae
  • Gênero: Squatina
  • Espécie: S. californica


O corpo é achatado com boca terminal na ponta do focinho, larga nadadeiras peitorais separadas da cabeça que se parecem com asas. Olhos e espiráculos situados no alto da cabeça, com cinco pares de cavidades branquiais que estendem do lado da cabeça sob a garganta, ventralmente. As duas nadadeiras dorsais estão na parte traseira do corpo perto da base da cauda tubular. A nadadeira caudal é bem desenvolvida com um lóbulo mais baixo e mais longo que o lóbulo superior. Coloração cinza-amarronzada com manchas oliváceas. Se mimetiza muito bem com o meio. Dentes cônicos afiados, com bordas lisas e bases largas. A maxila superior tem 9-9 dentes e a maxila inferior tem 10-10 dentes. Atinge 2 m de comprimento e 30 Kg de peso.
Habita o fundo do oceano, baías e ás margens de florestas de algas, em profundidades que variam de 3 a 200 m. 
Espécie bentônica. Enterra-se em fundos da areia ou da lama durante o dia, saindo para caçar a noite. Não é perigoso para o homem mas pode morder se for perturbado. Os adultos são semi-nômades, movendo-se para novas localidades após dias da permanência em uma determinada área. Embora ocorram geralmente solitários, esta espécie pode ser encontrada formando pequenos grupos. 
Alimenta-se de peixes, crustaceos e moluscos. Durante horas do dia, camufla-se pacificamente em fundos da areia e de lama próximos de recifes e de áreas rochosas, esperando a presa potencial. Quando uma presa fica a seu alcance, o tubarão anjo usa o seu ataque rápido, surpreendendo-a com suas maxilas poderosas. Após a alimentação, o tubarão camufla-se novamente esperando um outro incauto. A alimentação também ocorre durante a noite. 
São vivíparos. Os machos alcançam a maturidade com 75 cm de comprimento, após aproximadamente 8 anos da vida, enquanto as fêmeas com 90 cm de comprimento, geralmente ao redor dos 13 anos de idade. O período do gestation é aproximadamente 10 meses com o nascimento que ocorre de março a junho. Gera 1 a a 13 filhotes de cachorro que medem 23 cm ao nascerem. 
Predadores naturais – tubarões brancos. 
Ameaças – por ter taxa e crescimento reprodutivo lento, a pesca intensa se torna uma grande ameaça, tornando a espécie vulnerável. A poluição é outra grande ameaça.

Texto: Saber Mais Animais
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós!