MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR

Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Didelphis albiventris - Gambá-de-orelhas-brancas


  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Mammalia
  • Infraclasse: Marsupialia
  • Ordem: Didelphimorphia
  • Família: Didelphidae
  • Subfamília: Didelphinae
  • Género: Didelphis
  • Espécie: D. albiventris


O gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris) é uma espécie de gambá achado na Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, e Uruguai.[1] É um animal generalista que vive em muitos habitats distintos, podendo apresentar comportamento predominantemente terrestre ou arboreal.
Por algum tempo, essa espécie foi classificada junto ao gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita) dentro do táxon Didelphis azarae. De 1993 até 2002, essa espécie também incluía o Didelphis imperfecta e o Didelphis pernigra como subespécies.
É o mascote do Clube Náutico Capibaribe, um time de futebol brasileiro de Recife, Pernambuco.


  • Comprimento: 60 a 90 cm com a cauda 
  • Peso: pode chegar a 2,75 kg


Com um tamanho de pequeno a médio, o gambá-de-orelha-branca assemelha-se em dimensões a um gato e, quando adulto, pesa cerca de um quilo e meio a dois quilos. A sua pelagem é preta-acizentada no corpo, preta no rabo e branca nas orelhas e no rosto, possui uma listra preta na cabeça e manchas pretas ao redor dos olhos.
O gambá-de-orelha-branca é um animal muito versátil e seus habitats naturais são muito diferentes em termos de ocorrência de chuva, umidade, disponibilidade de água e temperatura; vive em prados, montanhas, bosques e florestas, podendo também ser econtrado em ambientes urbanos próximos a áreas de reserva. É comumente encontrado na Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Brasil.
O gambá-de-orelha-branca frequentemente muda de habitat para acasalar. As populações geralmente são maiores em épocas mais úmidas, quando os filhotes começam a procurar por comida sozinhos. São geralmente solitários e nômades, mas às vezes vivem juntos em buracos, lixos e em estruturas humanas vazias (porões, garagens, armazéns etc.).
Os gambás-de-orelha-branca são animais onívoros, consomem invertebrados, pássaros, pequenos mamíferos, cobras, lagartos, anfíbios, frutas, cereais e praticamente qualquer coisa que seja comestível, também consumindo lixo quando disponível. Os gambás-de-orelha-branca que se alimentam regularmente de frutas agem como dispersores, podendo-se encontrar várias sementes em suas fezes. 

Texto: Wikipédia
Imagens: Google


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós!