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terça-feira, 19 de setembro de 2017
Jeremias - capítulo 5
Para muitos, pecados não são tão maus. Para Deus, são horríveis, horrorosos, terríveis. Deus tenta abrir nossos olhos e anseia nossa compreensão e arrependimento.
Diante do juízo iminente e da catástrofe que viriam sobre Judá por não atentar para o juízo e as catástrofes da parte norte de Israel devido a sua rebeldia, Jeremias sofre, fica angustiado e chora. “O profeta chorão de Anatote lamentava os pecados de Jerusalém, que atormentavam sua sensibilidade moral” (Merrill F. Unger).
John A. Thompson destaca três pontos neste capítulo:
• O pecado imperdoável e a depravação moral de Jerusalém (vs. 1-9).
• Falsa segurança perante um oponente (vs. 10-19).
• Jeová adverte a um povo insensato, rebelde e satisfeito de si mesmo (vs. 20-31).
Rico em lições espirituais, o texto em pauta visa orientar ao leitor de qualquer lugar e época. Com oração, aprofunde tuas reflexões:
1. Quando uma sociedade acumula iniquidade, Deus desafia qualquer um a procurar alguém íntegro para livrar as pessoas de uma terrível calamidade, mas não existe nenhum entre os simples nem entre os grandes das cidades (vs. 1-3).
2. Nem os indoutos e nem os estudados e cultos estão livres de pecado, há quebra dos princípios de Deus em todos os lugares onde reina o pecado (vs. 4-6).
3. Aqueles que cometem o adultério sexual certamente são aqueles que cometeram o pecado espiritual. Pior que as consequências do adultério sexual, são as consequências do adultério espiritual (vs. 7-9).
4. Ainda que os justos pagam pelos erros dos injustos e embora os frouxos espirituais e os que tratam a Deus relaxadamente atraiam juízos sobre a sociedade, Deus cuida do remanescente fiel (vs. 10-11).
5. Pior do que existir profetas falsos e crer neles é rejeitar os profetas verdadeiros. Crentes de profecias contrárias à revelação de Deus sempre existiram e existirão, mas Deus teu um remanescente fiel e cuida deles através de profetas verdadeiros (vs. 12-18).
6. Quem abandona a Deus demonstra no comportamento:
• Adoração falsa (v. 19);
• Falta de temor ao Senhor (vs. 20-24);
• Exploração e opressão social (vs. 25-29);
• Apostasia espiritual (vs. 30-31).
Avalie tua sociedade; aliás, é melhor cada um de nós avaliar sua própria vida. Estamos priorizamos Deus e Sua Palavra?
Não te sintas satisfeito com tua espiritualidade! Cresça cada vez mais!
Heber Toth Armí
Deus tem me abençoado mais do que mereço. Ele me deu uma boa saúde, pais e amigos queridos e até mesmo posses materiais. Mas às vezes me pergunto se estou deixando de receber ainda mais bênçãos, especialmente as espirituais.
Os israelitas dos dias de Jeremias não pensavam que deixavam de receber bênçãos por causa de seus pecados. De igual maneira as nações de hoje não acham que bênçãos são retidas por causa dos seus pecados. Mas Jeremias disse que era isto que acontecia. Ele lembrou aos israelitas que era Deus quem lhes concedia as chuvas de outono e primavera, responsáveis por uma boa colheita. Mas “os pecados de vocês têm afastado essas coisas; as faltas de vocês os têm privados desses bens.”(v. 25 NVI).
Sofremos as consequências de nossas ações. Esta é uma lei básica da natureza. É por isso que às vezes as pessoas dizem: “O que vai, volta.” Eles querem dizer que se você matar alguém ou roubar alguma coisa, você será punido por isso. Se você gritar com raiva para alguém, essa pessoa pode gritar de volta para você ou pelo menos ficar de mau humor. Da mesma forma, um sorriso pode retornar na forma de um desejo amistoso de bom dia.
Quando se trata do pecado, Jeremias nos lembra que uma consequência direta de nossos erros é que ele interrompe o fluxo das bênçãos do céu. Deus não pode derramar Sua bondade nas pessoas que O estão deliberadamente desobedecendo.
Ore comigo:
“Querido Deus, meus pecados têm me privado de Sua bondade. Por favor, ajude-me a ouvi-Lo e obedecê-Lo, não porque eu quero mais bênçãos, mas porque Tu sabes o que é melhor para mim e para minha felicidade. Ajude-me a obedecer-Te, porque Te amo e enche o meu dia com Tua bondade. Amém”.
Andrew McChesney
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