PLANTANDO:
1. Faça uma estaca usando uma planta existente. A melhor maneira de cultivar uma kalanchoe é cortando uma estaca de uma planta já crescida e plantando essa estaca para cultivar uma nova planta. Use uma tesoura de poda afiada para cortar um galho de uma kalanchoe adulta. Tire todas as folhas dos 5 cm mais baixos do galho, exceto duas.
2. Deixe a estaca secar por três dias. Depois de fazer o corte e remover a maior parte das folhas, coloque a estaca em um papel-toalha e deixe-a fora de casa por alguns dias para secar. Esse processo de secagem é chamado de "calejamento".
3. Mergulhe a ponta da estaca em hormônio enraizador. Depois que a estaca tiver secado, mergulhe a ponta que foi cortada no hormônio. Ele estimula a estaca, de modo que as raízes se desenvolvam mais rápido e de maneira mais saudável.
4. Coloque a estaca no solo. Encha um vaso pequeno e que tenha furos de drenagem no fundo com solo de boa drenagem. Em seguida, faça um buraco no solo com um lápis ou uma caneta. Pegue a estaca cortada e coloque-a no buraco feito, deixando a parte de cima dela para fora.
- É essencial usar um solo de boa drenagem para a estaca, de modo de que ele não prenda muita umidade. Você pode encontrar esse solo em lojas de jardinagem e até achar um solo formulado especificamente para suculentas.
- Só mergulhe a estaca no hormônio enraizador uma vez. O excesso desse produto pode ter um efeito negativo sobre o crescimento da planta.
5. Umedeça o solo e cubra o vaso com um saco plástico. Depois de enfiar a estaca no solo, regue a terra até deixá-la ligeiramente úmida. Em seguida, pegue um saco plástico grande, corte algumas fendas no topo e coloque-o por cima do vaso para cobri-lo completamente.
- Usar o saco plástico para cobrir o vaso ajuda a deixar o ambiente úmido para a estaca, de modo que ela cresça e floresça.
6. Coloque o vaso na luz solar direta e regue de vez em quando. Depois de colocar o saco sobre o vaso, ponha o vaso sobre uma mesa ou parapeito na luz solar direta. Verifique o solo uma vez por semana e regue um pouco se ele estiver seco, recolocando o saco sobre o vaso depois de regar.
7. Tire o saco de cima do vaso depois de duas a três semanas. Após esse período, as raízes deverão começar a se desenvolver. Nesse ponto, você pode tirar o saco de cima do vaso, ainda mantendo o vaso em um local ensolarado e regando-o cerca de uma vez por semana quando o solo estiver seco.
CUIDADOS:
1. Forneça a elas bastante luz solar. Essas plantas precisam de muita luz do sol, não importa se você as está cultivando a partir de uma estaca ou as tenha comprado já crescidas. Caso esteja cultivando a kalanchoe dentro de casa, coloque-a em uma janela voltada para o norte no inverno para que ela receba luz solar direta, e em uma janela voltada para o leste ou para o oeste para que ela receba luz solar indireta no verão.
2. Mantenha a kalanchoe em temperaturas moderadas a quentes. Assim como a maioria das suculentas, essas plantas se desenvolvem melhor em climas moderados a quentes. Elas costumam se dar bem nas temperaturas médias típicas, mas se você morar em um local frio e as estiver cultivando do lado de fora, em vasos, leve-as para dentro sempre que a temperatura ficar abaixo dos 10 °C.
3. Regue as kalanchoes a cada uma semana e meia. Elas precisam de uma quantidade de água bastante específica para que recebam a hidratação correta sem sofrer com o excesso de rega. Quando o solo estiver seco, regue bem a planta até que a água saia pelos furos no fundo do vaso e se acumule na bandeja. Tire a bandeja do fundo e jogue a água fora. Em seguida, recoloque a bandeja embaixo do vaso. Deixe o solo secar completamente por uma semana e meia e regue outra vez.
4. Fertilize a kalanchoe uma vez por mês. Embora essas plantas sejam relativamente autossuficientes, elas se beneficiam do uso ocasional de fertilizantes. Use um produto equilibrado e orgânico, como o 20-20-20. Para aplicá-lo, siga as instruções da embalagem, não utilizando mais do que o recomendado.
- Se você comprar a planta de uma loja, ela já virá fertilizada, e você não precisará se preocupar com isso pelo menos nos primeiros dois meses.
5. Pode os caules mortos. Depois que a kalanchoe florescer, fique de olho nos caules e folhagens mortos. Caso encontre algum, pode-o com cuidado usando uma tesoura de poda afiada, logo abaixo de onde a parte morta começa.
- Diminua a quantidade de água dada à planta por cerca de duas semanas depois de podar os caules mortos.
6. Proteja a planta da chuva. Se estiver mantendo a kalanchoe do lado de fora de casa, coloque-a em um local bem protegido para que ela não fique exposta à chuva. Esta pode saturar demais a planta e até matá-la.
7. Use inseticidas naturais para combater os insetos. Embora a kalanchoe geralmente seja resistente a doenças e à maioria dos insetos, se estiver sendo cultivada em um ambiente externo, certos insetos, como pulgões e aranhiços, podem danificá-la. Combata os insetos aplicando um spray inseticida orgânico de acordo com a embalagem.
- Você também pode fazer o próprio inseticida natural misturando algumas gotas de detergente, algumas gotas de óleo de canola ou girassol e 1 L de água.
- Para aplicar, borrife o produto diretamente sobre a parte afetada da planta, onde os insetos se prenderam a ela.
Fonte: WikiHow
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Sua opinião é muito importante para nós!