MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR

Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.

Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Chelydra serpentina - Tartaruga-mordedora



  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Sauropsida
  • Ordem: Testudines
  • Família: Chelydridae
  • Género: Chelydra
  • Espécie: C. serpentina


Tartaruga-mordedora (nome científico: Chelydra serpentina) é uma espécie de tartaruga de água doce da família Chelydridae. É a única espécie do gênero Chelydra e é da mesma família da Tartaruga-aligátor. A tartaruga-aligátor habita as Américas, desde o Canadá até o Equador. É as vezes chamada de tartaruga-mordedora, devido a sua boca em forma de bico muito forte que ela usa para agarrar suas presas. É uma das maiores tartarugas de água doce, sendo a maior a Macrochelys temminckii. A Chelydra serpentina vivem até os 30 anos, porém a mais velha, conhecida, viveu por 38 anos em cativeiro no zoológico, essas tartarugas podem chegar aos 50 centímetros de comprimento.
O acasalamento pode ocorrer em qualquer época do ano, de Abril a Novembro.
Em lugares abertos, que podem ter centenas de metros longe da água, é selecionado o local do ninho. Ele é escavado com as patas posteriores na areia ou na terra. Eventualmente tocas de ratos almiscaradas são usadas como ninhos. O ninho usualmente tem forma de taça ou de garrafa, uma estreita abertura descende até um ângulo para uma grande câmara de ovos abaixo. A profundidade do ninho varia de 10-13 cm e suas dimensões variam de acordo com a fêmea. O tamanho da ninhada é de 11 a 83 ovos, mas usualmente 20-30 ovos estão presentes. Fêmeas maiores botam mais ovos. Somente um ninho é posto por cada estação reprodutiva. Os ovos brancos, de casca dura e esféricos têm 2,3 até 3,3 cm de diâmetro e pesam 7 a 15 g. O período de incubação leva de 55 a 125 dias, dependendo de condições ambientais. A eclosão normalmente ocorre de Agosto até o começo de Outubro. Os filhotes têm carapaças arredondadas de coloração cinza-escura a marrom, pregueada, com três quilhas distintas. Há somente um desenho decorativo por baixo de cada escudo marginal e o plastrão é escuro com algumas pintas brancas. A pele é cinza-escura. Os filhotes nascem com aproximadamente 24 a 31 mm de comprimento de carapaça e 24 a 29 mm de largura. O sexo é determinado pela temperatura de incubação dos ovos, se as temperaturas variarem abaixo de 20°C e acima de 30°C nasceram mais fêmeas e se variarem entre 22°C e 28°C nasceram mais machos. 
Sua dieta é onívora, consistindo de basicamente tudo que elas conseguirem pegar e engolir, incluindo plantas, carcaças de animais mortos, invertebrados aquáticos, peixes, anfíbios, pequenos répteis e mamíferos.

Texto: Wikipédia
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós!