MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR

Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Provérbios - capítulo 4



Uma das mais importantes missões dos pais é ensinar seus filhos a viverem a sabedoria desde a infância, para que, ao chegar à idade adulta, estes ensinem seus netos a serem sábios.
O viver sábio não acontece de uma vez por todas, é um processo. Está atrelado à educação provida na infância, continuada em uma busca individual durante a vida inteira.
O capítulo em análise visa o amadurecimento moral do indivíduo, o qual deve prender nossa atenção caso valorizamos tal desenvolvimento. As três partes deste capítulo dividem-se pelos três versículos semelhantes (1, 10, 20):

1. Os pais devem conduzir seus filhos no caminho da sabedoria para que eles não descambem cada dia mais pelos obscuros caminhos do mundo. A base do ensino deve ser a “instrução” (Torá), ou seja, a Bíblia. Somente assim, o pai conseguirá inculcar na mente dos filhos que, adquirir sabedoria é o principal negócio da vida (vs. 1-9). Consequentemente, a existência dos filhos de pais que assim procedem será pautada pela…

• Segurança: Quem guarda a sabedoria no coração será guardado por ela das agruras da vida: aids, divórcio, prisão, assassinato, drogas, corrupção, imoralidade, etc.;
• Honra: Quem valoriza a sabedoria, verá que ela torna a vida gloriosa;
• Beleza: Quem preza pela sabedoria experimentará elevados prazeres, pois seus dias serão marcados pelas coisas mais belas da existência.

2. Nós, seres humanos, pecamos; consequentemente definimos nosso destino: A sepultura. Somos culpados, portanto, condenados. Contudo, a graça divina ofereceu-nos opção imerecida: A vida. Deste modo, hoje podemos escolher: O caminho da vida ou o da morte. Somente a sabedoria celestial pode-nos conduzir pelo caminho da vida (vs. 10-19).

• Os caminhos do pecado são caracterizados pela impaciência, problemas, estresses, perversidades, trevas, ignorância, violência, ingenuidade, misérias, tristezas, insignificância e amarguras até a morte;
• O caminho da vida é um confiante avançar das penumbras do pecado à luz da Palavra divina, ou seja, aproximar-se de Jesus que conduz à eterna felicidade (João 14:6).

3. Para ser verdadeiramente feliz (vs. 20-27) cada jovem deve…

• Relembrar sempre os ensinamentos da Palavra de Deus;
• Afastar-se de toda forma de corrupção;
• Manter o corpo e a mente em excelentes condições;
• Escolher excelentes amigos;
• Rejeitar constantemente a loucura para depender da sabedoria.

Atenção: Escolha, hoje, teu destino: Vida ou morte! 


Heber Toth Armí

Salomão continua a falar com seu filho sobre os benefícios e atributos da sabedoria. No capítulo 4, Salomão torna-se ainda mais direto ao refletir sobre sua infância (v. 3), e compartilha o que seu pai lhe passou:

                   “Apegue-se às minhas palavras de todo o vosso coração;
                  Obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida” (v. 4 NVI).
                  “Procure obter sabedoria e entendimento” (v. 5 NVI);
                  “Não abandone a sabedoria, e ela o protegerá” (v. 6 NVI);
                  “Procure obter sabedoria” (v. 7 NVI).

Além de receber orientações de seu pai, Salomão provavelmente também transmitiu sábios conselhos a seu filho. Com certeza o filho de Salomão foi abençoado pelos sábios conselhos de seu pai. O que nos perguntamos é se ele foi capaz de assimilar tudo aquilo que o seu pai tanto queria compartilhar com ele!
Além de aconselhar seu filho a abraçar a sabedoria, existem muitos outros temas que Salomão traz à tona: a sabedoria traz proteção, compreensão, esplendor, longa vida e direção (v. 6, 7, 9, 10, 11); não coma o pão da maldade (v. 17), guarda o teu coração, a fonte da vida (v. 23), e mantenha a conversa corrupta longe de seus lábios (v. 24).
O rei expressa sua confiança nas bênçãos da sabedoria (na verdade, nas bênçãos de Deus) na seguinte promessa:

                   “…quando você por elas seguir, não encontrará obstáculos;
                  Quando correr, não tropeçará.
                  Apegue-se à instrução, não a abandone;
                  Guarde-a bem, pois dela depende a sua vida “(v. 12, 13 NVI).

Se Salomão tivesse seguido os seus próprios conselhos, não teria tropeçado tanto em sua caminhada. (Veja 1 Reis 11:1-13).
  • Que a Palavra de Deus o guie continuamente e o livre de tropeçar.
Jackie Ordelheide Smith

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós!