MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR

Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Provérbios - capítulo 13


Ao levantar-se bem de manhã (melhor de madrugada) para ler, meditar e absorver na alma as pepitas de sabedoria do livro de Provérbios, enriquecemos nossa vida e orientamos nosso coração a uma vida de grandes realizações.
Esse livro de apenas 31 capítulos abrange todos os assuntos de forma clara, sucinta e prática. Falando sobre este preciosíssimo livro, Ellen G. White destacou:
“Seus princípios de diligência, honestidade, economia, temperança e pureza, são o segredo do verdadeiro êxito. Esses princípios, como o livro de Provérbios apresenta, constituem um tesouro de sabedoria prática”.
Merrill F. Unger afirma que Provérbios, “é uma biblioteca de instrução moral e espiritual para os jovens, com o intuito de garantir uma vida piedosa e feliz e a recompensa da vida futura”. Portanto, quanto mais tempo passarmos estudando estas sínteses de sabedoria, estaremos investindo em nosso futuro.
No capítulo em apreço, podemos destacar os seguintes pontos:

1. A vida disciplinada não é regida pelas circunstâncias, mas pelos princípios de sabedoria em todas as situações, sejam elas favoráveis ou conspiratórias; porém, o viver, falar e agir disciplinadamente começam no lar. O lar que não tem disciplina gera filhos para o fracasso, sem amor e sem pudor (vs. 1-3).

2. Ser disciplinado no trabalho é essencial para o sucesso. Sem disciplina não existe crescimento tampouco pode haver promoção ao acomodado, que faz o mínimo, fraudulento; somente para o dedicado, esforçado, íntegro e proativo (vs. 4-8).

3. Aqueles que se dedicam a aplicar os princípios divinos em seu coração, a tal ponto de refletir cada um deles em todas as suas ações, não serão frustrados; todavia, quem confia em sua suposta sabedoria, enfrentará sérias consequências (vs. 9-16).

4. Quem aceita a correção e a disciplina do sábio que vem do Senhor será recompensado e honrado; entretanto, quem se recusa a aceitar orientações divinas, verão as desgraças de suas próprias decisões ingênuas (vs. 17-22).

5. Os pobres e os ricos, os filhos e os pais e, os ambiciosos e insatisfeitos, todos precisam ser corrigidos a fim de amadurecer o caráter e não deixá-lo apodrecer na injustiça, no pecado e na imoralidade (vs. 23-25).

Todos nós que somos atacados pelos pecados de todos os lados, precisamos deixar-nos influenciar pelos princípios de sabedoria de Provérbios! Sejamos sábios!

Heber Toth Armí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós!