MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR

Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.

Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de abril de 2017

Nelumbo nucifera — Flor-de-Lótus



Nelumbo nucifera é uma planta aquática da gênero Nelumbo, conhecida popularmente como lótus, flor-de-lótus, loto-índico e lótus-índico. Apesar disto, esta planta não integra a família Nymphaeaceae (Nymphaeales), onde estão classificados a maioria dos lótus, fazendo parte da família Nelumbonaceae (Proteales).
Trata-se de uma planta nativa da Ásia, habitante de cursos de água lentos ou lagoas de água doce, vivendo a pouca profundidade. É enraizada no fundo lodoso por um rizoma vigoroso, do qual partem grandes folhas arredondadas, sustentadas acima do espelho de água por longos pecíolos. Produz belas flores rosadas ou brancas, grandes e com muitas pétalas. É conhecida pela longevidade das suas sementes, que podem germinar após 13 séculos. Serviu de inspiração para a arquitetura do Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo.
Este lótus é cultivado como planta ornamental em jardins aquáticos de todo o mundo.
As flores, as sementes, as folhas novas, e as "raízes" (rizomas) desta espécie de lótus são comestíveis.

As sementes da Flor de Lótus precisam ser plantadas em local úmido (na lama), pois elas não conseguem crescer quando são cultivadas em um solo que seja seco. Para que a semente da Flor de Lótus se desenvolva é necessário que a água penetre no caroço, por isso não basta apenas colocar a semente e esperar, é necessário que antes de colocar a semente na terra úmida ou na lama seja feito um buraco nessa semente de forma que a água consiga penetrar.
Colocando a semente furada na terra úmida ou na lama, ela irá brotar em um período de 04 (quatro) a 05 (cinco) dias, se tornando uma pequenina Flor de Lótus. A partir do momento em que a semente brota, a Flor de Lótus cresce com muita velocidade. A condição de solo ideal para a semente brotar e germinar é que ela seja plantada em solo fértil junto a uma mistura que contem terra vegetal e húmus de minhoca, terra grossa e água. 
Para realizar o plantio e o cultivo da Flor de Lótus é necessário que sejam criadas condições similares as que são achadas no meio ambiente natural, isto é, a Flor de Lótus deve ser cultivada em um lugar (por exemplo: um pote) que tenha terra ao fundo e água na parte de cima. Em ambientes residenciais é necessário que sejam tomados cuidados para que a água não se torne um local propicio para a proliferação de insetos, como por exemplo o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela.
Por isso, essa espécie vegetal é facilmente cultivada em lagos, tanques e em espelhos de água que tenham grande exposição ao sol. Caso nesses locais possam vir a existir peixes, é indicado que seja evitada a ocorrência de adubações em grandes quantidades. Caso seja observada a necessidade da planta em obter uma maior quantidade de nutrientes, faz-se apenas uma adubação de grau leve.
Depois que a semente brota e consegue germinar, a Flor de Lótus não exige maiores cuidados da parte de quem a cultiva. Pelo fato da Flor de lótus se caracterizar como uma espécie vegetal aquática, ela não exige regas, pois a flor já vive em constante contato com a água. 
A Flor de Lótus é uma espécie vegetal que se multiplica de 02 (duas) maneiras: pela dispersão de suas sementes e pela divisão dos rizomas (tubérculos). A multiplicação por dispersão das sementes é uma das formas mais simples de reprodução das espécies vegetais, no entanto, no caso da Flor de Lótus, para que a semente brote e germine, é necessário que elas sejam furadas param que a água penetre na semente.
Caso a semente seja colocada na terra úmida ou na lama diretamente, sem ter sido furada, ela poderá levar muitos anos ou mesmo não consiga brotar e germinar uma nova espécie. A multiplicação por divisão dos rizomas é similar às demais espécies vegetais. Bastando que a pessoa separe os rizomas (espécies de caules subterrâneos) de maneira adequada e coloca-los em locais apropriados para o cultivo. Inclusive os rizomas da Flor de Lótus podem ser utilizados na elaboração de saborosos pratos culinários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós!