MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR

Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.

Pesquisar este blog

sábado, 27 de maio de 2017

Neemias - capítulo 8


A pregação da Palavra de Deus deve ser o centro do culto cristão. “Nós nos congregamos em nome do Senhor. E o fazemos não para ouvir canções alegres, ser alimentados com vento, ou seja, com uma curiosidade vã e inútil, e sim para receber alimento espiritual; porque Deus não terá nada pregado em seu nome, senão aquilo que for proveitoso e edifique” (John Calvino).

O sermão é uma ponte que liga Deus ao ouvinte, o pregador fabrica esta ponte. Caso o pregador quer ser fiel à Palavra de Deus perante as pessoas, precisa expor, não suas ideias e conceitos, mas a Palavra de Deus como ela é; para isso, é preciso estudar muito a Bíblia, interpretá-la corretamente e, então, explicar aos ouvintes.

“A fim de que o Senhor trabalhe em Seu povo e por intermédio dele, é preciso que responda de modo favorável à Sua palavra. Este capítulo descreve três respostas básicas: Compreender a Palavra (8:1-8); regozijar-se na Palavra (vv. 9-12) e obedecer à Palavra (vv. 13-18). A pessoa em sua totalidade – mente (compreensão), coração (regozijo) e vontade (obediência) – deve ser cativada pela palavra”.

Após essa observação, Warren W. Wiersbe aponta estes tópicos:

1. Devemos compreender a Palavra de Deus (vs. 1-8):
• Neemias levou o livro (vs. 1-4)
• Neemias abriu o livro (vs. 5-6)
• Neemias leu e explicou o livro (vs. 7-8)
2. Devemos nos regozijar na Palavra (vs. 9-12)
3. Devemos obedecer a Palavra (vs. 13-18)

“A pregação expositiva está, portanto, inescapavelmente ligada à obra de exegese séria. Se o pregador tem de explicar o texto, ele deve estudá-lo e dedicar horas de estudo e pesquisa necessárias ao entendimento do texto” (Albert Mohler, Jr).

Ellen White destaca:

• “Discursos floreados não são suficientes para alimentar a alma de um esfomeado filho de Deus”.
• “Os pastores devem dedicar tempo à leitura, ao estudo, a meditar e orar”.
• “O Senhor quer que Seus pastores, que Lhe pregam a Palavra, sejam possuídos de energia de Seu Santo Espírito; e o povo que ouve não ficará sentado em sonolenta indiferença, ou olhando vagamente de um lado para outro, sem corresponder ao que é dito”.

Os resultados de uma boa pregação foram visíveis na celebração da festa dos tabernáculos: Entusiasmo e alegria – Reavivamento e reforma! (vs. 13-18) 

Heber Toth Armí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós!