MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR

Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.

Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de maio de 2017

Ester - capítulo 2


A Bíblia não faz maquiagem na vida espiritual de ninguém. Ela revela a realidade deplorável da humanidade e o imensurável amor misericordioso do Deus verdadeiro.

• Num ambiente imoral, Mordecai e Ester/Hadassa omitiram informações a fim de enganar (vs. 1-15, 20);
• Parece que Mordecai tramava algo omitindo sua linhagem e religião, objetivando algum sucesso político (vs. 10, 16-20);
• Mordecai notou pessoas tramando contra o rei e dedurou-as, as quais foram enforcadas (vs. 21-23).

Observe as avaliações do teólogo Jon Paulien. “Como os bastidores da história não estão assim tão claros na tradução, temos a tendência de elevar Ester a um certo nível de santidade. Ela foi a garota corajosa, que pela graça de Deus venceu um concurso de beleza e se tornou uma fiel testemunha no corte de um rei pagão. Não duvido de que ela tenha sido corajosa. Mas o texto hebraico do livro deixa claro que não foi um concurso de beleza e que Ester não foi exemplo de como praticar a fé num ambiente hostil.
“Tenha Ester escolhido ou não ser candidata no ‘concurso’, ele não foi de beleza. O concurso envolvia um ‘programa’ de uma noite com o rei. E ela participou, evidentemente com entusiasmo. De igual forma, Ester provou que era melhor na cama do que todas as outras moças. No hebraico, Ester 2:13, 14 diz que, à noite, as moças iam à presença do rei, saindo da Casa das Virgens, e pela manhã iam para a Casa das Concubinas. A maioria das traduções passa por cima disso por constrangimento…
“Ester não só se tornou rainha após essa escolha incomum; também parece que ela não praticou a fé como deveria quando viveu no palácio (ver Ester 2:10; 5:12, 13; 7:3, 4) […]. Talvez Ester tenha tido problemas com a guarda do sábado e o regime alimentar dos judeus. Era uma judia ‘cultural’. Como sabemos? Seu próprio marido não tinha pistas de que ela era judia. É muito difícil não identificar um judeu autêntico, especialmente se ele vive no seu dormitório e cozinha”.

A Bíblia nunca…

• …Esconde a realidade da natureza humana pecaminosa;
• …Exalta pecadores, mas a Deus;
• …Omite informações dos pecadores;
• …Floreia ou romantiza as falhas humanas.

Leia mais a Bíblia, atentamente! Assimile sua mensagem a tua vida! 

Heber Toth Armí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós!