- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Classe: Mammalia
- Infraclasse: Placentalia
- Ordem: Carnivora
- Família: Felidae
- Género: Panthera
- Espécie: P. leo
- Expectativa de Vida: 10 – 14 anos (Adulto, na natureza)
- Velocidade: 80 km/h (Maximum, em curtos períodos)
- Período de Gestação: 110 dias
- Peso: Macho: 190 kg (Adulto), Feminino: 130 kg (Adulto)
Altura: Macho: 1,2 m (Adulto, até ao ombro), Feminino: 1,1 m (Adulto, até ao ombro)
O leão é o segundo maior felino depois do tigre, apresentando comprimento e peso menor, mas sendo mais alto na cernelha. Possui uma pelagem curta e a coloração é unicolor, variando do castanho claro ao cinza prateado e do vermelho amarelado ao marrom escuro. Não apresenta rosetas e os filhotes e juvenis apresentam manchas na pelagem. O ventre e as partes mediais dos membros são mais claras, e o tufo de pelos na ponta da cauda é preto. A juba é geralmente castanha, variando em tonalidades amareladas, avermelhadas ou tons mais escuros de marrom. Com a idade, a juba tende a ficar mais escura, podendo ser inteiramente preta. Tem a cabeça arredondada e curta, com a face larga e orelhas arredondadas, o pescoço é relativamente curto e o corpo musculoso e bem proporcional.
Leões tendem a variar em tamanho dependendo do seu ambiente e área de distribuição, resultando em uma grande variação de registros morfométricos. Os indivíduos da África Austral tendem a ser 5 por cento mais pesados do que os da África Oriental, em geral. O maior leão registrado, com quase 3,6 metros de comprimento (incluindo a cauda), foi um macho abatido perto Mucsso, no sul de Angola, em outubro de 1973. O mais pesado leão conhecido na natureza foi um “devorador de homens” abatido em 1936 nas cercanias de Hectorspruit, no leste da província do Transvaal, África do Sul, que pesava 313 kg. Outro leão nomeadamente descomunal do sexo masculino, foi abatido perto do Monte Quênia, e pesava 272 kg. Leões em cativeiro tendem a ser maiores do que os leões em estado selvagem, o mais pesado registrado era um macho no Zoológico de Colchester, na Inglaterra, em 1970, chamado Simba, que pesava 375 kg.
Habita preferencialmente as savanas e pastagens abertas, mas pode ser encontrado em regiões mais arbustivas. É um animal sociável que vive em grupos que consiste das leoas e suas crias, o macho dominante e alguns machos jovens que ainda não alcançaram a maturidade sexual. A dieta consiste principalmente de grandes ungulados e possuem hábitos noturnos e crepusculares, descansando e dormindo na maior parte do dia. Leões vivem por volta de 10-14 anos na natureza, enquanto em cativeiro eles podem viver por até 30 anos. Alguns animais desenvolveram o hábito de atacar e devorar humanos, ficando conhecidos como "devoradores de homens".
Subespécies:
- Leão-asiático; leão-indiano; leão-persa (Panthera leo persica);
- Leão-da-barbária; leão-do-atlas (Panthera leo leo);
- Leão-do-nordeste-do-congo (Panthera leo azandica);
- Leão-do-katanga; leão-do-sudoeste-africano; leão-angolano (Panthera leo bleyenberghi);
- Leão-do-transvaal; leão-do-sudeste-africano (Panthera leo krugeri);
- Leão-do-cabo (Panthera leo melanochaita);
- Leão-do-senegal; leão-da-áfrica-ocidental (Panthera leo senegalensis);
- Leão-núbio; leão-do-leste-africano; leão-da áfrica-oriental; inclui leão-do-masai; leão-etíope; leão-abissínio; leão-da-somália (Panthera leo nubica).
Texto: wikipédia
Imagens: google
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Sua opinião é muito importante para nós!