- Pesquisas recentes reafirmaram o que os antigos já sabiam: a cúrcuma realmente contêm substâncias com propriedades medicinais. São compostos chamados curcuminóides, o mais importante dos quais é a curcumina. A curcumina é o principal ingrediente ativo do açafrão. Ela possui efeitos anti-inflamatórios potentes e é um antioxidante muito eficiente.
- A planta também é um excelente purificador do sangue efetivo também no controle do colesterol.
- A cúrcuma é uma excelente fonte de ferro e manganês. É também uma boa fonte de vitamina B6, fibras e potássio.
- Em 2009, a revista Biochemistry and Biophysical Research Communications, especializadas em pesquisas biológicas, publicou um estudo sobre como a suplementação com cúrcuma pode ajudar a inverter o diabetes.
- cúrcuma é uma boa fonte de vitamina B6, necessária para manter os níveis de um aminoácido chamado homocisteína. Altos níveis de homocisteína são considerados um fator de risco significativo para danos nos vasos sanguíneos, aterosclerose e doenças cardíacas. Já uma ingestão elevada de vitamina B6 está associada com um risco reduzido de doenças do coração.
- É um agente anti-séptico, antifúngico, antiviral e antibacteriano natural, muito utilizado na desinfecção de cortes e queimaduras.
- Quando combinado com a couve-flor,ele ajuda a prevenir o câncer da próstata e pode parar o crescimento do câncer existente.
- Impediu do câncer de mama se espalhar para os pulmões em camundongos.
- Pode prevenir o melanoma, que é causada por células de melanoma existentes que cometem suicídio.
- Reduz o risco de leucemia infantil.
- É um desintoxicante do fígado natural.
- Pode prevenir e retardar a progressão da doença de Alzheimer através da remoção da placa amyloyd acumulada no cérebro.
- Pode prevenir que ocorra metástases em muitas formas diferentes de câncer.
- É um potente anti-inflamatório natural que funciona tão bem como muitas drogas anti-inflamatórias, mas sem os efeitos secundários.
- Tem se mostrado promissora em retardar a progressão da esclerose múltipla em camundongos.
- É um analgésico natural e COX-2 inibidor.
- Pode ajudar no metabolismo da gordura e ajuda no controle do peso.
- Tem sido usada na medicina chinesa como um tratamento para a depressão.
- Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, é um tratamento natural para a artrite e a artrite reumatoide.
- Aumenta os efeitos da quimioterapia com paclitaxel fármaco, e reduz os seus efeitos secundários.
- Estudos promissores estão em curso sobre os efeitos da cúrcuma sobre o câncer de pâncreas.
- Estudos promissores estão em curso sobre os efeitos positivos da cúrcuma em mielona múltiplo.
- Foi demonstrado que pode parar o crescimento de novos vasos sanguíneos em tumores.
- Acelera a cicatrização de feridas e auxilia na remodelação da pele danificada.
- Pode ajudar no tratamento de psoríase e outras condições inflamatórias da pele.
- Cúrcuma não é um alimento que comumente cause alergias e não é conhecido por conter quantidades mensuráveis de purinas ou oxalatos, no entanto algumas pessoas relataram reações alérgicas à cúrcuma, especialmente após a exposição da pele ao sol. Nestes casos foram relatadas suaves erupções cutâneas acompanhadas de coceira. Há registros de reações adversas em pessoas que consumiram doses elevadas de açafrão. Nestes casos foram observadas as seguintes reações: Náusea, Diarreia, Retardo na coagulação do sangue, Função hepática aumentada, Contrações da vesícula biliar, Hipotensão (pressão arterial baixa), Contrações uterinas em mulheres grávidas, Aumento do fluxo menstrual, Diminuição drástica do nível glicêmico em diabéticos, Dores no estômago, Diminuição na absorção de ferro. Pessoas que tomam certos medicamentos também devem ter cuidado ao ingerir cúrcuma ou usar suplementos que a contenham. Seu princípio ativo pode interferir na ação de anticoagulantes como a aspirina e na absorção de medicamentos não esteroides, anti-inflamatórios e outros suplementos que estejam sendo tomados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Sua opinião é muito importante para nós!