MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR
Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.
Pesquisar este blog
domingo, 12 de março de 2017
Josué - capítulo 21
Leia este capítulo com atenção em sua Bíblia! Depois, avance com oração na leitura deste comentário; peça capacitação divina para obter discernimento espiritual para interpretar corretamente a Sua sublime Palavra.
O capítulo trata das cidades da trino de Levi em relação a seus filhos. Conforme apresenta David M. Howard, seu esboço é:
1. Introdução (vs. 1-3);
2. Visão geral (vs. 4-6);
3. Herança dos coatitas sacerdotes (vs. 9-19);
4. Herança dos coatitas não sacerdotes (vs. 20-26);
5. Herança do gersonitas (vs. 27-33);
6. Herança dos meraritas (vs. 34-40);
7. Resumo (vs. 41-42);
8. Conclusão da distribuição de terras (vs. 43-45).
Após demonstrar que os levitas ficaram espalhados “por todo território israelita para incentivar a pureza do culto, combatendo a idolatria” (M. F. Unger), os versículos restantes são essenciais à interpretação correta da teologia do livro.
• Versículo 43: síntese da teologia dos capítulos 13 a 21;
• Versículo 44: síntese da teologia dos capítulos 1 a 12;
• Versículo 45: síntese da teologia do livro inteiro: Deus é fiel a despeito de nossa infidelidade – TODAS as promessas feitas por Deus se cumpriram.
O sermão de Moisés em Deuteronômio criou expectativa no coração dos israelitas cansados do deserto. O livro de Josué conta a realização do sonho incentivado por Moisés.
“O livro de Josué tem lugar fundamental dentro da história do Antigo Testamento. Por um lado faz o remate do Pentateuco. Depois de 40 anos de andanças pelo deserto, ele descreve o cumprimento das promessas feitas por Deus aos patriarcas, em Gênesis, a respeito de ganhar a terra de Canaã como herança. Por outro lado, o livro de Josué corresponde à base de toda a história bíblica que se segue” (Richard M. Davidson).
O livro de Josué é indispensável para a compreensão real da Bíblia. Por isso, foi muito bem escrito: “O cânon sagrado apresenta aqui um livro de história do qual nossa geração, prolífica em escrever sobre história, porém deficiente em sentimentos e percepção histórica, necessita urgentemente” (Paulus Cassel).
Em relação ao livro de Josué, sinceramente precisamos…
• Valorizá-lo mais;
• Estudá-lo mais;
• Analisá-lo mais;
• Compreendê-lo mais;
• Assimilá-lo mais; e,
• Obedecê-lo mais.
Princípio do livro: Deus age na história para operar na terra a salvação dos seres humanos. Nada O limita, nem mesmo nossa desobediência! Portanto, reavivemo-nos!
Heber Toth Armí
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Sua opinião é muito importante para nós!