sexta-feira, 17 de março de 2017

Famílias de São francisco de Paula recebem ajuda da ADRA após temporal que destruiu a cidade.


Um dos municípios mais afetados pelo temporal que atingiu parte do Rio Grande do Sul na manhã deste domingo (12), São Francisco de Paula, na Serra, tem centenas de pessoas desabrigadas e uma morte, além de feridos. Sete bairros foram atingidos.
Durante a tarde, o subchefe da Defesa Civil estadual, tenente-coronel Jarbas de Avila, afirmou ao G1 que pelo menos 10 pessoas estão desaparecidas e duas mortes haviam sido confirmadas, as de "uma criança de dois anos e um jovem", em ocorrências distintas. Na noite deste domingo (12), porém, a Defesa Civil corrigiu esse número e afirmou que apenas uma morte foi confirmada, a do jovem. Ele foi identificado como Claudemir Gomes de Freitas, de 24 anos.
As famílias desabrigadas estão sendo encaminhadas ao ginásio municipal. A prefeitura mobiliza equipes para levar alimentos e roupas secas para os moradores. Segundo a Defesa Civil, cerca de 200 pessoas estão no local. Escolas e outros dois ginásios da cidade também estão recebendo moradores que ficaram desabrigados após suas casas serem danificadas.
A Brigada Militar do município conta com o apoio do Corpo de Bombeiros de cidades vizinhas para fazer os resgates. O acesso às famílias atingidas é difícil em função do número de árvores que caíram com o forte vento e bloqueiam as ruas. A Defesa Civil alerta para a necessidade de doações principalmente de lonas, telhas, alimentos e roupas.
Conforme o governo do estado, os moradores da cidade estão sem energia elétrica e devem receber reforço no policiamento - já solicitado - para evitar saques às residências. O governador em exercício José Paulo Cairoli viajará ao município, na manhã desta segunda (13), para verificar os danos e prestar todo o apoio necessário à comunidade.*

*G1

São Francisco de Paula, RS… [ASN] Ladi Ferreira da Silva é moradora de São Francisco de Paula.  No último domingo, 10 de março, ela teve sua casa arrastada por mais de dois metros devido à forte ventania que atingiu a cidade de quase 22 mil habitantes. Mais do que isso, devido aos riscos, sua residência terá que ser demolida. Ladi é uma das mais de 1.600 pessoas que estão desabrigadas em São Francisco de Paula. O número de feridos já ultrapassou de 70 e também houve uma morte.
A Prefeitura decretou estado de emergência e a Defesa Civil do Rio Grande do Sul acionou a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), que levou sua unidade móvel até o município. “A expectativa é de atender 800 famílias na primeira semana e permanecer na cidade o tempo que for necessário para apoiar com três refeições quentes diárias, lavagem e secagem de roupa e mais apoio psicológico”, explica Paulo de Tarso, diretor da ADRA no Rio Grande do Sul.
Para o prefeito, Marcos Aguzzoli, o suporte dado por meio deste voluntariado traz grandes contribuições para a comunidade, principalmente neste momento. “A ajuda da ADRA Brasil possibilitou um melhor atendimento para a comunidade porque a unidade móvel se mostrou fundamental [nas ações]”, observa.
Apesar de toda a perda e das dificuldades, Ladi se sentiu agradecida com as ações da agência. “É muito bom contar com a comida distribuída tão perto de casa para a família toda, e saber que a gente pode ter essa ajuda nos próximos dias”, diz.
Para quem desejar ajudar, basta fazer as doações para Banco Bradesco, agência 3416-0, conta corrente 30050-0 em nome de ADRA Brasil. O CNPJ é 01.467.063/0001-15. As maiores necessidades dos atingidos agora são de artigos de higiene, limpeza, lonas e telhas que serão comprados com esses recursos. [Equipe ASN, Eduardo Teixeira]



Notícias Adventistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós!