MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR

Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de março de 2017

1 Samuel - capítulo 22


Quem não lê a Bíblia todos os dias perde as mais sublimes lições a serem aplicadas à vida. Como ser um cristão de fibra sem meditar na Palavra e orar?

1. Davi falhou em não consultar Deus, consequentemente enfrentou situações complicadas. Contudo, por mais complexa e problemática que estivesse sua condição, devido às suas escolhas estúpidas, mesmo fugitivo esperava até saber o que Deus faria com ele (vs. 1-3).

2. Como pecador, falho e refugiado Davi torna-se tolerante com fracos expostos a situações difíceis, endividados e amargurados. Davi os liderou, orientou e os respeitou na caverna de Adulão até um profeta instruir-lhe sobre onde ir. Ele respondeu prontamente (vs. 4-5).

3. Saul, enraivecido, sentia-se traído por todos e ameaçado. Temendo o resultado de sua fúria, Doegue, que vira Davi fugindo, dedurou-o perante o rei zangado, azedo e furioso (vs. 6-10).

4. Saul mandou chamar o sacerdote, pediu explicação, o qual alegou inocência; entretanto de nada ajudou sua sinceridade e inocência; irado, Saul ordenou seus guardas executarem os sacerdotes de Deus; eles se negaram. Então, a mesma foi dada a Doegue; o qual não sendo israelita teve prazer em executar 85 sacerdotes, e aproveitou para matar homens e mulheres, juvenis e bebês, jumentos e ovelhas da cidade de Nobe (vs. 11-19).

5. Davi se culpou pela cruel tragédia instigada por Saul (vs. 20-23).

Saul era frio; Davi era humano. Ambos eram falhos e cheios de defeitos; mas, enquanto Saul desprezava a Deus, Davi esperava nEle. Saul era cruel, Davi amoroso. Saul era indiferente e intolerante; Davi, inclusivo e atencioso.

“Saul: uma chama na tempestade. Saul: um triunfo da melancolia. Sua história é uma história de solidão. Uma bela aventura que se fez amarga […]. Um exemplo de piedade mal direcionada”. Assim, Saul é um ícone dos sentimentos negativos. Ele é um exemplo de alguém “melancólico, triste, arredio, sujeito a acessos de raiva e depressão. De quando em quando cedia a impulsos estranhos” (Elie Wiesel).

Reflita:

• Você é mais parecido com Davi, ou com Saul?

• Como Davi, você aceita as pessoas complicadas, ou é intolerante com os servos do Senhor como Saul?

• Você é paciente e espera em Deus, ou vives tomando decisões independentemente dEle?

Espiritualidade faz total diferença! Conversão muda coração! Reavivemo-nos! 

Heber Toth Armí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós!