MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR

Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de março de 2017

1 Samuel - capítulo 2


Mulheres não são desprezadas na Bíblia como muitos machistas pensam, ou como creem o movimento feminista. Em nossa Bíblia, o livro de Samuel vem após o livro de Rute, uma mulher; e começa falando de Ana, uma mulher que, com suas orações mudou a história de uma nação.

• O capítulo em apreço começa com o cântico de Ana, a qual não era iletrada, inculta, sem conhecimento teológico. Seu cântico é profundo e sua teologia é correta (vs. 1-10).

• Na sequência, o autor contrasta o mau comportamento dos filhos do Sumo Sacerdote Eli que eram péssimos exemplos à comunidade, com o destacado caráter do menino Samuel que, não servia a Eli, mas ao Senhor perante Eli (vs. 11-26).

• Finalmente, o capítulo encerra com uma profecia declarada diretamente ao Sumo Sacerdote Eli do que o Senhor faria em breve a sua casa por ter negligenciado a Casa do Senhor, Sua obra e a educação dos filhos e das pessoas que ele liderava espiritualmente (vs. 27-36).

Existe uma gritante diferença entre Ana como mãe, e Eli como pai, neste relato inspirado. Ana consagrou Samuel ao Senhor, Eli permitiu que seus filhos se consagrassem ao pecado. Ana era mãe dedicada espiritualmente e resoluta na educação espiritual de seu filho; Eli era relapso, negligente quanto ao mau comportamento dos filhos. Ana conduziu Samuel a Deus; Eli, mesmo na Casa de Deus, permitiu que seus filhos caíssem em pecados horríveis. Ana honrava mais a Deus do que a seu filho; Eli honrava mais a seus filhos que a Deus!

• Você se identifica mais com Ana ou Eli?

Inserido à profecia contra a casa de Eli trazida por um homem de Deus (v. 27) há duas premissas teológicas significativas (v. 30):

1. Deus honra àqueles que O honram;
2. Deus humilha àqueles que O desprezam;

Ana teve um filho que foi uma bênção para a nação inteira. Eli teve vergonha de seus filhos. Ana teve o prazer de ter o primeiro juiz de Israel que tornou-se profeta. Eli teve o desprazer de ter seus filhos registrados na Bíblia como filhos de Belial, trazendo maldição à família.

Nossa sociedade precisa de mais mães como Ana e, a igreja precisa de menos pais como Eli. Então, experimentaríamos mais reavivamentos! Reflita! 

Heber Toth Armí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós!