MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR
Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.
Pesquisar este blog
sábado, 25 de março de 2017
1 Samuel - capítulo 10
Vitória ou derrota: Depende de nossa atitude diante de Deus! Deus consagra (v. 1), sanciona (vs. 2-3), acompanha (v. 7), transforma (v. 9), habilita (v. 10) e oferece recursos (v. 26), porém, para vencer, é preciso permanecer dependente dEle.
1. Começar bem é importante, mas terminar bem é muito mais importante. Saul começou bem, foi ungido pelo profeta Samuel, seguiu fielmente cada uma das instruções do profeta, foi cheio do Espírito Santo e teve a vida transformada. Quem dera ele tivesse permitido que Deus continuasse fazendo nele essa obra! (vs. 1-9).
2. Ser cheio do Espírito Santo e possuir o dom de profecia não é sinônimo de perfeição, impecabilidade e infalibilidade. Saul profetizou. Alcançou o posto de profeta, contudo ocultou ao seu tio o fato de ter sido ungido para reinar em Israel (vs. 10-16).
3. Ser escolhido por Deus, apreciado pelo povo, ungido pelo profeta, não anula a vontade de Deus quando esta é contrária à vontade humana. O povo foi devidamente convocado, a cerimônia estava pronta. Mas, cadê o rei? Samuel precisou consultar a Deus sobre o paradeiro de Saul: Escondido no meio da bagagem! (vs. 17-25).
4. Problemas surgem com facilidade quando a vontade divina é desprezada. Após encerrar a coroação e o povo ter gritado “viva o rei”, “Alguns vadios saíram resmungando: ‘Esse daí, um libertador? Vocês devem estar brincando!’. Eles o desprezavam; por isso, não deram honras a Saul. Mas Saul não deu bola para eles”. (vs. 26-27).
5. Problemas incomodam. O problema para enfrentar era grave. Saul era inexperiente/jovem. Começou seu reinado tendo que lidar com grandes desafios. Essa é a vida do líder (v. 27).
Esconder-se das responsabilidades não é uma maneira correta de transmitir confiança aos liderados. Contudo, a insegurança torna o fraco em dependente de Deus. Seria importante para a função designada a nós por Deus, que todos estivéssemos sempre submetidos ao Espírito Santo, como esteve Saul, logo no começo de sua vida pública.
“Não é que Deus não possa preparar o homem, mas o homem não quer humilhar o coração perante Deus, para que Ele, em tempo oportuno, o exalte” (Francis D. Nichol).
Mensagem do capítulo: O sucesso depende de muito esforço pessoal e total dependência de Deus (v. 7). Reavivemo-nos!
Heber Toth Armí
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Sua opinião é muito importante para nós!