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domingo, 29 de janeiro de 2017

20. O batismo do Espírito Santo - O Espírito Santo e A Espiritualidade


1. Leia Marcos 1:8 (compare com Mt 3:11, Lc 3:16 e Jo 1:33), Atos 1:5 e Atos 11:16. Que outro rito de iniciação ocorre simultaneamente ao batismo do Espírito? Assinale a alternativa correta:

A. ( ) O derramamento do Espírito Santo.
B. ( ) A unção para falar em outras línguas.
C. ( ) A circuncisão.
D. ( ) O batismo nas águas.

No Novo Testamento, há apenas sete passagens que falam sobre o batismo do Espírito Santo. Quatro dessas passagens remontam a João Batista e apontam para o Pentecostes. O Espírito foi concedido nesse contexto a fim de marcar o início dos “últimos dias” da história da salvação.
João, no entanto, diferentemente dos outros evangelhos, não utiliza o tempo verbal futuro ao falar sobre o batismo do Espírito. Em vez disso, ele usa um gerúndio, indicando que o batismo é algo que tem validade contínua (veja Jo 1:33). Apenas alguns versículos antes, João utilizou esse mesmo tempo verbal (Jo 1:29), quando falou sobre outra obra importante de Jesus: tirar os pecados do mundo. O ministério de Cristo consiste em tirar nossos pecados e nos dar o Espírito Santo. Essa dupla experiência é relatada também em Atos 2:38. Depois que os olhos dos discípulos foram abertos, eles receberam ambas as coisas: o perdão dos pecados e o Espírito Santo. A mesma experiência é relatada acerca dos cristãos na casa de Cornélio, em Atos 10:43, 44 e posteriormente em Atos 11:16. O batismo na água é conhecido como o batismo do arrependimento (At 19:4). Quando nos arrependemos do pecado e somos batizados em nome de Jesus, também recebemos o Espírito Santo (At 2:28-39).
No Novo Testamento, o batismo e o recebimento do Espírito Santo estão interligados. Eles indicam nosso novo nascimento. Identificamo-nos com Cristo no batismo, e Ele nos dá o Espírito Santo para que vivamos em Seu poder e anunciemos as boas-novas. O batismo do Espírito não é uma segunda obra de graça numa fase posterior da vida, associada, por algumas pessoas, a dons miraculosos.
Em 1 Coríntios 12:13, Paulo não tinha em mente a experiência única do Pentecostes, mas a experiência de todos os cristãos. Ele afirmou que por um só Espírito fomos todos batizados em um corpo, e a todos nós, foi dado beber de um só Espírito. Paulo enfatizou a unidade. A palavra “todos” é fundamental. Paulo associou a iniciação de todos os cristãos no corpo de Cristo com o batismo do Espírito.
Qual tem sido sua experiência como alguém batizado no Espírito Santo? O que Ele planejou para sua vida? O que você seria sem a obra dEle em sua vida?

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