MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR

Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Êxodo - capítulo 5


Libertar os israelitas das mãos do obstinado e megalomaníaco Faraó é missão de Deus tanto quanto salvar o miserável pecador da horrível escravidão do pecado. Coisas impossíveis para homens são possíveis para Deus!

Então, por que Deus…

• …chamou Moisés para libertar Seu povo?
• …deseja que sejamos missionários para evangelizar o mundo?

Simplesmente, porque pessoas são instrumentos de Deus para alcançar pessoas. Além da libertação/salvação ser plano de Deus, é parte do plano usar instrumentos humanos para alcançar Seus objetivos no mundo.

Contudo, fazer o certo nem sempre dará certo, mesmo consagrado e seguindo sistematicamente planos divinos.

1. Por mais dependente de Deus que estavam Moisés e Arão, o primeiro contato com Faraó foi um desastre total (vs. 1-14).
2. Por mais educado, polido e sincero que tenham sido Moisés e Arão, as reações do Faraó, dos capatazes e dos israelitas foram negativas/péssimas (vs. 15-20).
3. A única coisa que restou aos dois encurralados servos de Deus foi orar e suplicar por socorro devido ao caos que eles causaram (vs. 21-23).

O que sucedeu após a proposta de Moisés?

• “No mesmo dia foram expedidas ordens que tornassem seu trabalho [dos escravos hebreus] ainda mais cruel e opressivo” (Ellen G. White);
• Não dando conta das impossíveis exigências “os oficiais hebreus [capatazes] foram cruelmente espancados” (White).
• Os resultados foram negativos, apesar dos esforços positivos; consequentemente, “por todo o país se erguia um clamor de desespero de velhos e jovens, todos se uniam em acusá-lo da matança desastrosa em sua condição” (White).

Atento ao texto, Abel Ndjerareou destaca: “Moisés faz o pedido exatamente conforme Deus havia instruído (3:18) e deixa claro que estava falando em nome de Deus”. Todavia, “enquanto Faraó em 1:8-10 considera os descendentes numerosos de Israel uma ameaça, para o governante com o qual Moisés se encontra, não passam de uma fonte abundante de mão-de-obra barata (5:5). Esse Faraó não vê Moisés como um enviado de Deus, mas como um agitador e mentiroso (5:9-10)”.

Para Deus, isso não era novidade, nem deveria ser para Moisés. Deus sabia que assim seria e informou-Lhe antecipadamente (4:21).

Quando fazer o certo dá errado, ore a Deus: Ele sabe o quê fazer! Não esmoreçamos… orando nos reavivaremos! Os desafios da vida devem levar-nos ao coração de Deus! 

Heber Toth Armí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós!