terça-feira, 17 de janeiro de 2017
13. Alusões Bíblicas ao Espírito Santo - O Espírito Santo e A Espiritualidade
Na Bíblia existem várias referências ao Espírito Santo que podem ser alternadas com referências a Deus.
3. Compare Isaías 63:10-14 com Números 14:11 e Deuteronômio 32:12. A quem o escritor estava se referindo nessas passagens, e o que isso nos revela sobre a divindade do Espírito Santo? Assinale a alternativa correta:
A. ( ) O autor estava se referindo ao Pai. O Espírito Santo teve um papel irrisório na história de Israel, visto que Ele é uma criatura.
B. ( ) O autor estava se referindo ao Espírito Santo, que é uma pessoa divina e atua juntamente com o Pai e o Filho.
C. ( ) O autor estava se referindo à consciência do povo de Israel, que o guiava nas escolhas ao longo do deserto. O Espírito é “inferior” ao Pai e ao Filho.
Isaías 63:10 declara que o povo se rebelou e ofendeu o Espírito Santo. No entanto, o relato análogo, encontrado em Números 14:11, afirma que “o Senhor disse a Moisés: ‘Até quando este povo Me tratará com pouco caso?’” (NVI). E em Deuteronômio 32:12 o autor diz que “o Senhor sozinho o levou; nenhum deus estrangeiro o ajudou”. Obviamente, os escritores bíblicos enxergavam Deus e o Espírito Santo no mesmo nível.
Em 2 Samuel 23:2 está escrito: “O Espírito do Senhor fala por meu intermédio”. Porém, na declaração análoga, no versículo 3, é dito: “Disse o Deus de Israel […] a mim”. Mais uma vez, a conclusão desse paralelo bíblico é que o Espírito Santo é considerado igual a Deus.
4. Compare 1 Coríntios 3:16, 17 com 6:19, 20, e 1 Coríntios 12:11 com 12:28. Como as referências ao Espírito Santo e a Deus são usadas de maneira alternada nessas passagens? O que é atribuído, igualmente, a Deus e ao Espírito Santo?
Em 1 Coríntios 3:16, 17 e em 1 Coríntios 6:19, 20, Paulo usou uma linguagem semelhante. Para o apóstolo, ser habitado pelo Espírito Santo é ser habitado por Deus. Ao equiparar a expressão “templo de Deus” (ARC) a um templo “do Espírito Santo”, Paulo salientou que o Espírito Santo é Deus.
Em 1 Coríntios 12:11, Paulo afirmou que é o Espírito Santo quem distribui os dons espirituais a cada cristão. Alguns versos depois, em 1 Coríntios 12:28, o texto nos diz que é Deus quem faz isso. A mensagem fundamental é clara: o Espírito Santo realiza a mesma ação de Deus, uma poderosa evidência de que Ele é igual a Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Sua opinião é muito importante para nós!