MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR
Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.
Pesquisar este blog
terça-feira, 17 de janeiro de 2017
13. Alusões Bíblicas ao Espírito Santo - O Espírito Santo e A Espiritualidade
Na Bíblia existem várias referências ao Espírito Santo que podem ser alternadas com referências a Deus.
3. Compare Isaías 63:10-14 com Números 14:11 e Deuteronômio 32:12. A quem o escritor estava se referindo nessas passagens, e o que isso nos revela sobre a divindade do Espírito Santo? Assinale a alternativa correta:
A. ( ) O autor estava se referindo ao Pai. O Espírito Santo teve um papel irrisório na história de Israel, visto que Ele é uma criatura.
B. ( ) O autor estava se referindo ao Espírito Santo, que é uma pessoa divina e atua juntamente com o Pai e o Filho.
C. ( ) O autor estava se referindo à consciência do povo de Israel, que o guiava nas escolhas ao longo do deserto. O Espírito é “inferior” ao Pai e ao Filho.
Isaías 63:10 declara que o povo se rebelou e ofendeu o Espírito Santo. No entanto, o relato análogo, encontrado em Números 14:11, afirma que “o Senhor disse a Moisés: ‘Até quando este povo Me tratará com pouco caso?’” (NVI). E em Deuteronômio 32:12 o autor diz que “o Senhor sozinho o levou; nenhum deus estrangeiro o ajudou”. Obviamente, os escritores bíblicos enxergavam Deus e o Espírito Santo no mesmo nível.
Em 2 Samuel 23:2 está escrito: “O Espírito do Senhor fala por meu intermédio”. Porém, na declaração análoga, no versículo 3, é dito: “Disse o Deus de Israel […] a mim”. Mais uma vez, a conclusão desse paralelo bíblico é que o Espírito Santo é considerado igual a Deus.
4. Compare 1 Coríntios 3:16, 17 com 6:19, 20, e 1 Coríntios 12:11 com 12:28. Como as referências ao Espírito Santo e a Deus são usadas de maneira alternada nessas passagens? O que é atribuído, igualmente, a Deus e ao Espírito Santo?
Em 1 Coríntios 3:16, 17 e em 1 Coríntios 6:19, 20, Paulo usou uma linguagem semelhante. Para o apóstolo, ser habitado pelo Espírito Santo é ser habitado por Deus. Ao equiparar a expressão “templo de Deus” (ARC) a um templo “do Espírito Santo”, Paulo salientou que o Espírito Santo é Deus.
Em 1 Coríntios 12:11, Paulo afirmou que é o Espírito Santo quem distribui os dons espirituais a cada cristão. Alguns versos depois, em 1 Coríntios 12:28, o texto nos diz que é Deus quem faz isso. A mensagem fundamental é clara: o Espírito Santo realiza a mesma ação de Deus, uma poderosa evidência de que Ele é igual a Deus.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Sua opinião é muito importante para nós!