MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR

Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.

Pesquisar este blog

sábado, 31 de dezembro de 2016

Evangelho de João - capítulo 1


Este evangelista é abrangente e desvenda mistérios. De forma simples, vai além do que outros evangelistas descreveram do evangelho. F. F. Bruce analisa: “Diferente dos outros autores, o autor do quarto evangelho começa a história na eternidade; e é a partir daqui que ele entende o significado da obra de Cristo”.
João escreve como teólogo em relação à profundidade, e como pedagogo em relação à didática – pela sua simplicidade; contudo, dos evangelhos, João é o que mais realizou-se teses de mestrado e doutorado. João não apresenta o Filho de Deus como Jesus, mas como o Verbo – um termo teológico que significa “A Palavra”.


  1. Jesus é o eco de Deus. Ele esteve desde o princípio com Deus; princípio este mais antigo que o princípio de Gênesis 1:1. Jesus é tão divino quanto Deus Pai; todas as coisas foram criadas por intermédio dEle; sem Ele, nada existiria. Portanto, Jesus não teve começo, não foi criado, é tão eterno quanto Deus Pai. Sempre teve vida própria (vs. 1-4).
  2. Jesus é luz. João Batista testemunhou em meio às trevas desta luz; ele foi “um homem preocupado com a luz num tempo em que os demais homens se contentavam com viver nas trevas” (Clinfton J. Allen). A Igreja moderna precisa de Joãos Batistas modernos, você não acha? (vs. 5-31).
  3. Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ele quer tirar teu pecado; portanto, aceitá-lO implica ser livre do pecado – não livre no pecado. Isso é teologia simples, inacessível aos indiferentes aos testemunhos profundos das Escrituras. A expressão “O cordeiro de Deus” revela que a base da teologia de João é o Antigo Testamento – o que é ignorado por muitos cristãos modernos.
  4. Jesus não é individualista nem exclusivista. Após ser batizado, o Filho de Deus chamou ajudantes (discípulos) para estarem conSigo, para aprender a missão e dar-lhe continuidade (vs. 32-51) – e nos chama também!
  5.  Jesus é o verbo divino que Se fez carne a fim de revelar a glória divina. Ele, sendo divino, tornou-se humano, habitou entre nós – acessibilidade. “O Cristianismo é Cristo, e Cristo é Deus” (W. W. Wiersbe). João apresenta o cristianismo verdadeiro!


  • Conheçamos a Jesus pelas lentes do evangelho de João. Conceitos mudarão! Seremos melhores cristãos! 


Heber Toth Armí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós!