MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR

Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.

Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

10 Passos para ter uma horta no apartamento



1. ESCOLHA DO VASO
O primeiro passo para ter uma hortinha é saber o que se quer produzir. Tudo depende da quantidade da planta que se quer colher. Para temperos (salsa, cebolinha, hortelã, coentro, etc.) uma jardineira com 30 x 20 x 20 cm de comprimento, largura e altura é suficiente. No caso de hortaliças de folhas, como alface e almeirão, os vasos podem ser individuais no chão ou na parede ou uma jardineira maior com 50 x 30 x 20 cm (comprimento, largura e altura). Para a escolha de plantas como tomate, pimentão, couve-folha, pimenta biquinho, entre outras, o vaso deverá ser individual e com tamanho maior que 30 x 30 x 30 cm para garantir o maior crescimento radicular, foliar, produção de flores e frutos. 

2. DRENAGEM DO VASO
A drenagem do fundo do vaso é uma das partes mais importantes do plantio. Vasos com drenagem ruim propiciam acúmulo de água, consequentemente, apodrecimento radicular. Em contrapartida, vasos sem elementos drenantes propiciam o crescimento de minhocas que entram pelos furos dos vasos. As minhocas em áreas fechadas, como os vasos, formam torrões que compactam o solo, prejudicando a aeração e o crescimento radicular. Como forma de drenagem, sugerimos: Seixos, Argila expandida, manta Bidin, brita, cacos de telhas, etc.

3. SUBSTRATO OU CONDICIONADOR, O QUE DEVO USAR?
Para ter sucesso no crescimento das plantas é importante utilizar produtos que sejam capazes de reter umidade, que tenham nutrientes em sua composição e que sejam produtos orgânicos, neste caso, o produto ideal é o condicionador de solo orgânico. Quando for adquirir um produto para o plantio da hortinha, deve-se procurar na embalagem a Classificação do Produto pelo Ministério da Agricultura, como Condicionador de Solo Classe A, essa classificação indica se ele é ou não orgânico. Verifique no Site, o nosso artigo sobre as Classes de Produtos e os riscos que os produtos não orgânicos trazem à saúde. Substratos são produtos utilizados apenas para substituir a terra por um curto período de tempo, pois não conseguem reter umidade dessa forma as plantas poderão morrer por desidratação rapidamente.

4. ESCOLHA DA PLANTA
Cada cultura possui uma forma de crescimento e tempo diferente para a colheita. Os temperos (salsa, alho-porro, cebolinha, coentro, hortelã, etc.) tem sido uma das culturas mais escolhidas, pois após estarem adultas suas folhas renovam-se rapidamente e são colhidas de formas simples cortando-se as folhas na base. A brotação da planta também é muito rápida, enchendo-se os vasos em pouco tempo. A alface também é uma cultura bastante apreciada, porém após estar adulto o pé é colhido inteiro, cortando-se a base rente ao solo. Outras plantas como tomate cereja, morango e pimentas (biquinho, deodo de moça, malagueta, etc., também são apreciadas pela enorme produtividade dos frutos e pela facilidade da colheita, mas, por serem plantas que produzem frutos, são mais exigentes em nutrientes se comparadas ao cheiro verde.

5. SEMENTES OU MUDAS, O QUE ESCOLHER?
Geralmente, o plantio é feito através das sementes que são adquiridas em lojas agrícolas, porém o crescimento das sementes aumenta o ciclo em até 15 dias, devido ao tempo que a plântula demora a sair da semente e iniciar a absorção de nutrientes. É possível adquirir mudas prontas, o que acelera o tempo de colheita. Algumas culturas, como coentro e cenoura a única opção são as sementes, estas não são adaptáveis ao transplantio. Já a couve-folha, o crescimento por sementes é muito lento, inviabilizando o seu plantio, este tipo de hortaliça enraíza facilmente após o plantio de mudas laterais.

6. COMO PLANTAR?
Para o plantio, deve-se fazer a drenagem do vaso, adicionar o Condicionador de solo “Classe A” até a borda do vaso, apertar levemente com as mãos para nivelar o vaso, molhar para que a água desça até o fundo e, fazer com o uso de uma pazinha, a cova ou as linhas com profundidade de 0,5-1,0 cm para o plantio das sementes. A cobertura destas sementes pode ser feitas com esterco fino ou o próprio condicionador de solo esfarelado por cima. As mudas devem ser posicionadas na cova, cobertas com condicionador e levemente apertadas ao redor para ficarem firmes. Após o plantio, deve ser feita a irrigação ou rega do vaso até escorrer água no fundo.

7. ONDE COLOCAR MINHA HORTINHA?
O vaso da hortinha deve ser posicionado na varanda ou próximo à janela da cozinha, é importante que receba no mínimo 3 horas de sol direto ou preferencialmente, o sol da manha. A exposição aos ventos é um ponto negativo, pois os mesmos desidratam as plantas rapidamente. As plantas não crescem bem na sombra, ficam com coloração escura, pescoçudas e mais susceptíveis ao ataque de pragas.

8. QUANDO DEVO REGAR?
As regas devem ser feitas todos os dias, sempre no inicio da manha ou no final da tarde. Evite as horas mais quentes do dia pois causam um chooque térmico nas plantas. Regue sempre que o condicionador de solo estiver seco ou quando se notar murcha no vaso. Pode-se deixar o pratinho debaixo do vaso desde que o mesmo tenha areia (evitar a dengue). O excesso de água propicia o apodrecimento radicular. 

9. QUAIS FERTILIZANTES DEVO UTILIZAR?
As hortaliças possuem sistema radicular desenvolvido, porém superficial. São plantas que precisam de absorver nutrientes nas raízes e folhas para crescerem sadias, produzirem folhas viçosas e frutos saborosos. Dessa forma é importante escolher condicionadores de solo que possuam nutrientes e esterco bovino em sua composição e utilizar Fertilizantes Foliares para suprir as necessidades de crescimento das plantas. Aqui no site é possível encontrar produtos com grandes resultados no crescimento das plantas.

10. PRAGAS NA HORTINHA, O QUE FAZER?
É possível que apareça pragas na hortinha. A maioria das pragas se dissemina com o vento e mesmo que o seu apartamento fique no 20º andar, ainda poderá aparecer algum ser indesejado se alimentando das suas plantas. Mas não se desespere aqui no site temos uma linha de produtos orgânicos e armadilhas amarelas que possuem grande eficiência no combate destas pragas, sejam lesmas, caracóis, formigas, pulgão, cochonilhas ou mosquinhas nas folhas.

Fonte: terra.agr.br
Imagem: google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós!