MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR

Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.

Pesquisar este blog

sábado, 12 de novembro de 2016

Bob Esponja (SpongeBob SquarePants) e problemas de aprendizado e de comportamento




Criado pelo biólogo marinho e animador Stephen Hillenburg, sendo produzida e exibida pela Nickelodeon, a série passa em uma cidade fictícia chamada Fenda do Bikini.
Crianças pequenas que assistem a programas de televisão com ritmo acelerado e com um enredo fantástico – como o desenho Bob Esponja - podem acabar desenvolvendo problemas de aprendizado e de comportamento. É o que afirma um estudo conduzido pela Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, e que será publicado na edição de outubro do periódico médicoPediatrics. Para chegar aos resultados, psicólogos da universidade analisaram crianças de quatro anos imediatamente após elas assistirem a nove minutos de Bob Esponja. Descobriu-se, então, que a função executiva dessas crianças (habilidade de prestar atenção, resolver problemas e de ter um comportamento moderado) havia sido seriamente comprometida, frente às crianças de quatro anos que passaram os nove minutos assistindo a um programa com ritmo mais lento e realista, ou desenhando. De acordo com Angeline Lillard, pesquisadora chefe do estudo e professora na Universidade da Virgínia, pode haver duas razões pelas quais esses programas têm um impacto tão negativo no aprendizado e no comportamento infantil. “É possível que o ritmo acelerado, com personagens em movimento constante, e a fantasia prejudiquem a habilidade que a criança tem de se concentrar”, diz. Segundo ela, uma segunda possibilidade seria que, ao se identificar com os personagens sem foco e frenéticos, a criança acabe por adotar essas características.


Consequências - Para Lillard, os pais devem considerar esses fatores quando forem decidir o que o filho pode ou não assistir. “Programas como o Bob Esponja podem comprometer a capacidade de aprendizagem e de comportamento”, diz. De acordo com a pesquisadora, aos quatro anos as crianças estão numa fase importante do desenvolvimento. Assim, assistir à TV, e suas consequências, podem ter efeitos duradouros – a pesquisa de Lillard, no entanto, estava focada apenas em efeitos imediatos. “Crianças pequenas estão começando a aprender como se comportar e como aprender”, diz. “Na escola, elas devem se comportar adequadamente. Elas precisam se sentar, comer de maneira correta e serem respeitosas. Tudo isso requer funções executivas. Se uma criança assistiu apenas a um programa de TV que prejudicou essas habilidades, não podemos esperar que ela se comporte em seu nível normal em todas as situações do dia”, diz Lillard. A especialista recomenda, então, que os pais usem atividades criativas de aprendizado, como blocos para construção e jogos de tabuleiro. “A função executiva é extremamente importante para o sucesso da criança na escola e na rotina”, diz Lillard. “É importante para sua saúde mental e física.”

Bob Esponja Calça Quadrada (SpongeBob SquarePants, no original) é uma enérgica e otimista esponja do mar (embora sua aparência assemelhe-se a uma esponja de cozinha) que vive em um abacaxi no fundo do mar com o caracol de estimação, Gary, que mia como um gato. Seu melhor amigo é Patrick Estrela (Patrick Star, no original), uma rosa, simpática e estúpida estrela do mar que vive debaixo de uma pedra, situada duas casas à esquerda de onde Bob Esponja vive. Apesar de seus "retrocessos mentais", Patrick raramente fala coisas com sentido. Lula Molusco (Squidward, no original) é vizinho de Bob Esponja e seu "colega" de trabalho no Siri Cascudo (Krusty Krab, no original). Lula Molusco é um arrogante e mal-humorado polvo (apesar de parecer-se com uma lula) que vive em um moai da Ilha de Páscoa e não gosta de seus vizinhos (especialmente Bob Esponja) devido a falta de maturidade e comportamento infantil de ambos. Ele gosta de tocar clarinete e pinta autorretratos, mas odeia seu emprego trabalhando no Siri Cascudo. Sandy Bochechas (Sandy Cheeks, no original), é uma esquila texana e segunda melhor amiga de Bob Esponja. Sandy é cientista e especialista em karatê. Ela vive em uma cúpula com uma árvore debaixo d'água. Quando sai de sua cúpula, ela usa um uniforme de astronauta, pois não pode respirar debaixo d'água. Sr. Siriguejo (Mr. Krabs, no original), um avarento caranguejo obcecado por dinheiro. É o proprietário do Siri Cascudo e chefe de Bob Esponja e Lula Molusco. O seu rival é Plankton, um pequeno e verde copépode que possui um fracassado restaurante, chamado Balde de Lixo (Chum Bucket, no original), localizado em frente ao Siri Cascudo. Plankton passa a maior parte de seu tempo planejando roubar a fórmula secreta do popular hambúrguer de siri (exclusivo do Siri Cascudo) para obter sucesso e empobrecer Sirigueijo. Outros personagens recorrentes aparecem na animação. Entre eles, incluem a professora de direção de Bob Esponja, Sra. Puff, Larry a Lagosta, a baleia Pérola (filha de Sr. Sirigueijo), Karen, "esposa" de Plankton — que, na verdade, é um computador que ele consertou —, e a dupla favorita de super-heróis de Bob Esponja e Patrick, formada pelo Homem Sereia e seu companheiro, Mexilhãozinho (que continuam combatendo o crime mesmo já sendo idosos).

Alguns contam uma versão da real história de Bob, em que a mãe e o pai de Bob Esponja são na verdade irmão e irmã, por isso, quando Bob Esponja nasceu, ele tinha várias doenças como esquizofrenia, bipolaridade e retardamento mental, fazendo com que ele matasse a irmã mais velha que sempre debochava dele. Ele teria criado em sua cabeça a Cidade Fenda do Bikini e cada personagem representaria uma ausência ou situação que ele passara na vida. Bob seria um dos maiores propagadores do homosexualismo no Brasil e no Mundo, Bob tem um relacionamento com Patrick, mais uma artimanha de Satanás para perder nossas crianças nesse perverso mundo. Não há comprovações desses relatos, então não digam que estamos vendo pelo em ovo, foi só um comentário. 

Pode se perceber também em alguns rostos, como Bob esponja e Lula molusco, que seus olhos e narizes formam orgãos genitais masculinos e, em algumas fotos, podemos ver cenas eróticas transmitidas subliminamente. Além de vários episódios que trazem a vida após a morte através do personagem Holandês Voador e da vida extraterrestre.
Mas, por mais que Bob Esponja tente aparentar transmitir boas lições às crianças por ser um ersonagem honesto, sincero, positivo, amigo e solidário, ele acaba transmitindo as personalidades de seus outros personagens, o que pode influenciar em muito o futuro da criança. Sua ingenuidade acaba sempre em diabruras, como diz na música de abertura. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós!