MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR
Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.
Pesquisar este blog
terça-feira, 5 de julho de 2016
O PRIVILÉGIO SOBRE O DOMÍNIO: ENTENDA O QUE O PECADO E SATANÁS FIZERAM AO MUNDO. A IMPORTÂNCIA DOS LIMITES:
O domínio sobre a Terra foi dado ao casal. Isso podemos aprender em Gênesis 1:26 e 27, quando DEUS disse: “façamos o homem à nossa imagem”. Depois Ele disse “tenha ele (o homem) domínio sobre a Terra. Mais adiante DEUS disse: “Criou DEUS, pois, o homem à Sua imagem, à imagem de DEUS o criou: homem e mulher os criou. Logo, o homem é o termo de gênero humano, significando o casal. Mais adiante, ainda, DEUS disse aos dois que se multiplicassem, enchessem a Terra e a dominassem. Deu essa autoridade a ambos.
Com o pecado as coisas se transtornaram, tudo mudou. Os dois perderam a autoridade e o poder para Lúcifer, a essa altura já satanás, o traiçoeiro inimigo de DEUS e de todos seus seguidores. Nessa situação, tudo se modificou. Enquanto que, na perfeição, a mulher e o homem eram iguais em responsabilidade pela administração; agora a mulher ficou sujeita ao homem, que passou a dominá-la, e os dois ficaram sujeitos a satanás, que se tornou o príncipe desse mundo no lugar deles.
Veja que situação contraditória: eles perderam a autoridade (direito de dominar) e o poder (capacidade de dominar) para satanás. Assim ele tornou-se o chefe deles, em lugar do Criador, ou seja, ocupou um posto intermediário entre DEUS e o homem. Entenda-se bem, DEUS não perdeu nada de Sua autoridade e poder, o homem que perdeu, vindo satanás ocupar o lugar do casal, descendo eles de seu nível para um nível inferior, quase como o nível dos animais. Logo, e isso é curioso, DEUS era a autoridade sobre satanás, e também sobre o casal e seus filhos, uma vez que Ele nada perdera para satanás. Assim, é óbvio, temos aqui dois senhores, e devemos escolher a quem servir.
Veja bem que mudança trágica. Todos os seres humanos existentes nesse planeta, no caso, naqueles dias, só dois, mas no futuro seriam muitos, deveriam governar aqui. Isso significa que aqui haveria uma belíssima coalisão do amor, pois todos os seres humanos, perfeitamente unidos pelo amor, cuidariam e cultivariam a terra. Entenda-se bem, governar a Terra não significa que deveriam se apossar e explorar a terra exaurindo sua fertilidade, nem que deveriam encher o planeta com poluição. Eles deveriam cultivar a terra, e, DEUS providenciaria a manutenção dela, como que adubando-a, mantendo sua órbita e sua estrutura, bem como as condições climáticas em perfeitas condições. Essa administração incluía o louvor de cada sábado, e em todas as tardes quando o Criador aparecia por lá.
A perturbação da criação por causa pelo pecado foi dramática. Pensemos sobre alguns fatos:
Eva passou a ser serva de Adão, ele passou ao dominar sobre ela, a vontade dela estava sujeita à vontade dele. Aqui cabe uma observação. Entre as pessoas que servem a DEUS, que O aguardam, não deve ser assim. Em nosso lar, eu e minha esposa nos proporcionamos os mesmos direitos e deveres, um não é mais nem menos que o outro.
Com as novas condições, em que o mal entrou na Terra, em lugar da inteligência e da sensibilidade do amor, passou a valer mais a força bruta física. Assim, as novas condições de conflito favoreceram a Adão, mais forte fisicamente que a mulher. Isso foi um grande aviltamento no planeta pois a inteligência não seria mais tão importante, para lutar e guerrear valia também a força. O pior é que a inteligência passou a ser utilizada para fins astutos, para a mentira, a acusação, a dissimulação, a corrupção, etc.
Eva teve que ganhar seus filhos com dores e sofrimento.
Ambos agora seriam dominados por satanás, Mas, DEUS interveio naquele mesmo dia, interpondo-Se, com Sua autoridade de Criador. Imediatamente Se disponibilizou para que continuasse a ser adorado pelo casal e por seus filhos. Então, mal satanás conquistou o poder na Terra, logo perdeu grande parte desse poder para o Salvador e Sua intervenção com a declaração de guerra contra o usurpador do poder na Terra. Lembre-se que, quando o Criador concedeu autoridade e poder ao casal, isso não quer dizer que Ele tenha ficado com poder algum, nem que tenha ficado sem autoridade. Se Adão e Eva perderam, DEUS nada perdeu, e com essa autoridade declarou guerra contra o inimigo. O que Ele veio restaurar foi o que Adão e Eva perderam, não o que Ele teria perdido, por que nada perdeu.
Os animais também foram afetados. Eles que eram submissos ao casal, não se tornaram submissos a satanás, inimigo deles também. Animais tem potente percepção de quem é amigo e quem é inimigo. Parece que os animais percebiam o que aconteceu, e que se tenham assustado com a atitude estranha do casal, e começaram a se precaver, tornando-se arredios e não mais mansos. Começaram a fugir e muitos deles, dispostos a atacar uns aos outros e até o ser humano. Mais uma vez a força física passou a prevalecer em lugar do amor.
As plantas também foram transtornadas. Assim como o homem e os animais, estas também envelheciam e morriam, e produziam menos. Precisavam de muito mais cuidados que nos tempos da perfeição. Surgiram, ou foram modificados, plantas daninhas, surgiram os espinhos, o veneno, a invasão de plantas destruidoras.
A própria terra foi se enfraquecendo, pois não sendo mais mantida por DEUS, (afinal, agora o responsável pelo planeta era satanás, então não fazia sentido algum satanás ser abençoado por DEUS mantendo, por exemplo, a fertilidade da terra), passou a exigir cuidados especiais. Hoje, por exemplo, os agricultores precisam adubar, cuidar da acidez, fazer curvas de nível, lavrar e assim por diante.
A nova trágica situação passou a requerer trabalho árduo do homem, que teve que lutar pela vida que antes era garantida por DEUS. Do suor do rosto eles obtinham o sustento. Se Adão e Eva pudessem ter visto como atualmente se luta para obter o sustento ficariam apavorados. Eles chorariam muito, pois somos todos filhos deles.
Daqueles tempos para cá as coisas só pioraram. Muitas guerras, destruição pelos homens, catástrofes naturais, exploração e violência, e tudo sempre resultando em morte. Isso é o que colhemos comendo daquele fruto.
Naquela sexta-feira, da primeira semana da criação, DEUS estabeleceu as regras do domínio para o casal. Havia limites, os limites do amor. O amor exclui o mal. Não só o mal de destruir, todo tipo de coisa de maldade não coexiste na esfera do amor. Por exemplo, onde há amor, jamais haverá quem exerça poder sobre o outro, ou que manipule o próximo. O que é manipular a outra pessoa? “É tratar uma pessoa ou grupo de pessoas como se fossem objetos, a fim de dominá-los facilmente. Essa forma de tratamento significa um rebaixamento, um aviltamento. Essa redução ilegítima das pessoas a objetos é a meta do sadismo. Uma forma de manipulação é através da linguagem, pois é o maior dom que o homem possui, mas também o mais arriscado. A linguagem pode ser terna ou cruel, amável ou displicente, difusora da verdade ou propagadora da mentira.”
Outro limite estabelecido por DEUS foi a árvore do conhecimento do bem e do mal. O conhecimento do amor não requer o conhecimento do mal. Não existe vantagem em se conhecer o mal, é de nenhum proveito. Mas se quisessem conhecer o mal, era só comer do fruto daquela árvore. Hoje conhecemos o mal, e também o praticamos. Alguns exemplos: roubar, assassinar, mentir, morrer, adoecer, sofrer, passar frio, passar fome, perseguir, envelhecer, etc. Para que finalidade boa serve conhecer essas coisas? Ou, para que serve ter de experimentar essas coisas? Para nada!
Uma das consequências do mal é o abuso de poder. Isso geralmente acontece do mais forte sobre o mais fraco, do mais astuto sobre o mais ingênuo, ou do mais esperto ou poderoso sobre o mais desprotegido. Por isso, por exemplo, na cidade de Brasília tem tantos corruptos. O mundo está sofrendo demais por causa do abuso de poder. Os gananciosos, como Lúcifer, não estabelecem limites para seus desejos. Não conseguem se conter. Lúcifer, por exemplo, não se satisfez com o que era, queria ser semelhante ao Altíssimo, assentar-se no trono do próprio DEUS, sendo ele apenas uma criatura.
A tal ponto chegou, por exemplo, o abuso sobre a natureza, que ela já não suporta mais o ser humano. “De todo se esvaziará a terra, e de todo será saqueada, porque o Senhor pronunciou esta palavra. A terra pranteia e se murcha; o mundo enfraquece e se murcha; enfraquecem os mais altos do povo da terra. Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna” (Isaías 24:3-5).
Por causa da maldade dos seres humanos, a natureza está sendo aviltada e se revolta contra quem a deveria dominar com amor. O primeiro atentado contra a natureza fizeram Adão e Eva, no dia em que comeram do que não deveriam. Por causa disso, tiveram que obter seu sustento com sofrimento, as plantas se modificaram e perderam seu poder de produção e o solo passou a se enfraquecer. Surgiram as plantas daninhas. Com o dilúvio ocorreu o maior transtorno sobre o planeta. O solo foi lavado de sua fertilidade e pouco sobrou. A estrutura da Terra foi quebrada resultando no aparecimento, cada vez mais, de terremotos. Muitas espécies de animais foram extintos, temos apenas seus fósseis. As plantas ficaram ainda mais fracas e o ser humano passou a viver no máximo 120 anos, mas dificilmente chega a tanto. Nos tempos finais, a humanidade está contaminando o planeta com poluição, fazendo desmatamento, remexendo a terra, envenenando a natureza, compactando o solo, calçando e impermeabilizando a superfície do solo, construindo obras gigantescas, etc. A situação chegou a tal condição que a natureza já começou a sofrer demais, e se prepara para inviabilizar a vida no planeta. Tudo por causa dos abusos dos seres humanos. Se, por exemplo, cada ser humano jogasse na natureza apenas uma pilha de lanterna, tipo 18650, por mês, o planeta teria que suportar, num ano, quase 4 milhões de toneladas de material extremamente nocivo de metais no mundo.
Não importa tanto a precisão dos dados. Vemos e sentimos as consequências da ação maldosa do ser humano. Nós, povo de DEUS, devemos ser cuidadosos, mesmo estando a viver os últimos dias nesse destroçado planeta. Devemos viver aqui como se estivéssemos no Jardim do Éden. Nós devemos ser exemplo ao mundo, por palavra e por atos. Não temos o direito de agir como que estando a abandonar o planeta, portanto, não nos importando com seu estado. A nós cabe ter o mesmo caráter de nosso Criador, e Ele jamais agiria sujando o que quer que fosse, mesmo que naquele lugar futuramente ninguém passasse.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Sua opinião é muito importante para nós!