MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR
Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.
Pesquisar este blog
terça-feira, 8 de março de 2016
Antioxidantes x Radicais Livres
Os antioxidantes são substâncias químicas que protegem nossas células contra os danos causados pelos radicais livres. Vamos entender então o que são esses famosos radicais livres.
Todas as células do nosso organismo precisam de oxigênio para converter em energia os nutrientes retirados da alimentação. Esse processo, chamado de oxidação, tem como efeito colateral a liberação de moléculas que são instáveis e que possuem um elétron com carga negativa. Esses são os radicais livres, cuja tendência natural é se ligar a outros compostos, a fim de adquirir o elétron que está faltando para poder adquirir estabilidade.
Em geral, os radicais livres atacam as moléculas que estão mais próximas, “roubando” delas um elétron. E quando essas moléculas ficam sem um elétron, acabam elas próprias se tornando radicais livres, e se inicia então uma reação em cadeia. Esses radicais acabam assim por danificar células que estavam até então sadias, comprometendo suas funções.
O processo de liberação de radicais livres ocorre a todo instante, mas nosso corpo é capaz de repará-lo na maioria das vezes, através da produção natural de antioxidantes. Existem, no entanto, fatores externos que podem levar à formação de um excesso de radicais livres, causando danos irreparáveis às células. Dentre eles, temos: cigarro, radiação ultravioleta do sol, álcool, poluição ambiental, agrotóxicos, estresse e alto consumo de aditivos químicos presentes nos alimentos industrializados (hormônios, corantes).O consumo diário de alimentos ricos em antioxidantes contribui para a saúde do coração, ajuda a evitar o envelhecimento precoce e pode até prevenir alguns tipos de câncer. As frutas frescas contêm grandes quantidades de antioxidantes, e devem fazer parte de uma dieta para manter a saúde e a boa forma.
Além de fibras, vitaminas e minerais, as frutas antioxidantes ainda contêm pigmentos que as tornam verdadeiros agentes de defesa do organismo, combatendo os temidos radicais livres e mantendo o bom funcionamento das células.
Além de consumir regularmente as frutas antioxidantes, é importante que você também minimize a formação de radicais livres. Tente sempre que possível evitar exposição prolongada ao sol (e sempre utilize protetor solar), evite o consumo de frituras e alimentos processados, abandone o cigarro e mantenha uma alimentação saudável, que inclua muitas verduras, frutas e grãos integrais.
E para obter todos os benefícios das frutas antioxidantes, alterne os tipos durante a semana, tentando sempre consumir pelo menos duas porções por dia, e de cores diferentes. E lembre-se de que, em geral, frutas mais escuras possuem mais antioxidantes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Sua opinião é muito importante para nós!