Quanto a Mim, será contigo a Minha aliança; serás pai de numerosas nações. Gên. 17:4.
Algo marcante da experiência de Abraão foi sua fé inabalável na vontade de Deus. Isso não implica que jamais tenha duvidado ou fracassado. O Antigo Testamento revela sua falta de confiança. Às vezes, era impaciente. Em outras ocasiões, agiu como enganador; mas sua fé estava em ascensão. Durante a vida, ele desenvolveu uma firme confiança em Deus.
O Senhor chamou Abraão, de Ur dos Caldeus, escolhendo-o como um recipiente especial de Suas bênçãos. Sua primeira grande prova de fé veio quando ele tinha 75 anos. O Senhor garantiu-lhe que se tornaria o pai de uma grande nação, caso fosse aprovado no teste, dirigindo-se à desconhecida terra de Canaan, 600 quilômetros ao sul. Deus disse: “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da Terra.” Gên. 12:3.
Abraão creu e obedeceu, pela fé. Reuniu os pertences da família, e partiu. Sua fé devia ser muito forte, mas não era completa. Quando a fome varreu Canaã, ao invés de esperar a providência divina, foi para o Egito em busca de comida. Lá, forjou uma mentira, alegando que Sara, sua esposa, era sua irmã. E nem objetou quando a levaram para o palácio. Não fosse intervenção de Deus, Sara se tornaria uma das esposas do faraó egípcio.
A fé de Abraão foi testada outra vez enquanto ele esperava um filho. E novamente fracassou, ao ter um filho com Hagar, sua serva. Sentindo-se culpado, arrependeu-se e, finalmente, Sara concebeu Isaque.
Mas o teste supremo aconteceu foi quando Deus lhe pediu Isaque em sacrifício. O patriarca obedeceu. Acordou o filho, cortou a lenha, subiu o Monte Moriá e erigiu um altar. Chegou a erguer o cutelo; mas quando estava prestes a matar Isaque, Deus clamou: “Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não Me negaste o filho, o teu único filho.” Gên. 22:12. A fé venceu.
Hoje, nossa fé também é provada. Se fracassamos, Deus nos fortalece. Será assim até quando, aprovados no teste final, formos com Ele para o lar.
Pr. Mark Filey – Sobre a Rocha.
1–> Abraão cria em Deus totalmente
Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça. Gênesis 15:6
Abraão cria em Deus totalmente e quando foi pedido a ele que oferecesse seu filho em sacrifício, agiu e depositou sua confiança em Deus de forma que até levantou o cutelo para executar a tarefa que Deus havia pedido. Ele enxergou uma provisão de Deus onde não podia ver pelos olhos carnais e sim pelos olhos da fé.
Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Hebreus 11:1
Como temos agido quando Deus nos pede ou permite algo em nossa vida ? Confiamos totalmente em Deus e descansamos nEle ? Ou pensamos “será que Deus sabe o que está fazendo?”
2 –> Abraão estabelecia o reino de Deus por onde passava
O Senhor apareceu a Abrão e disse: “À sua descendência darei esta terra”. Abrão construiu ali um altar dedicado ao Senhor, que lhe havia aparecido. Gênesis 12:7
Várias vezes quando saia ou chegava a um lugar Abraão erguia um altar a Deus (Gênesis 12:8, Gênesis 13:4, Gênesis 13:18, Gênesis 22:9) e ali O adorava e estabelecia para as pessoas que passassem por ali ou quem avistasse de longe que o Senhor era o Deus daquele lugar e daquele povo. Todo lugar que passarmos devemos ser referência como “o cara que adora Deus” ou “o cara que é de Deus” assim como Abraão era.
O nosso caráter se assemelha ao caráter de Deus?
3 –> Abraão era grato a Deus e proativo para contribuir
E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo. Gênesis 14:20b
Este versículo contém a primeira referência de dízimo da bíblia e como percebemos pelo texto que partiu de Abraão a ideia da contribuição.
Ninguém ordenou que Abraão entregasse a décima parte de algum bem, ele se sentiu grato a Deus e ofereceu a Melquisedeque a oferta.
Temos sido gratos a Deus por tantas, tantas e tantas maravilhas que Ele fez e tem feito em nossa vida?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Sua opinião é muito importante para nós!