terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Meditação Diária Para Não Esquecer - O Motivo do Sucesso – 8

Isso exige que o povo de Deus aguente o sofrimento com paciência. Esse povo são aqueles que obedecem aos mandamentos de Deus e são fiéis a Jesus. Apocalipse 14:12, NTLH



Quando as denominações adventistas de Albany e dos espiritualizadores saíram da plataforma milerita de interpretação profética, sua compreensão sobre os acontecimentos do tempo do fim começou a se deteriorar e com ela veio a falta de visão e de missão. A ramificação adventista do sétimo dia do milerismo, por sua vez, levou a sério as profecias.
Devemos destacar que apenas ter a convicção de crer na “doutrina correta” não explica por completo a expansão do adventismo do sétimo dia. Afinal, os batis­tas do sétimo dia pregavam o sábado com convicção, mas a quantidade atual de membros nos Estados Unidos representa um total inferior ao número de fieis em 1840. Conforme um pregador batista do sétimo dia disse a Bates, os batistas conseguiram “convencer as pessoas da verdade do sábado; porém, não convertê-las, como fizeram os adventistas do sétimo dia”.
De igual forma, muitos dos grupos que não defendiam o sábado pregavam o milênio pré-advento, entretanto, sem os mesmos resultados dos adventistas do sétimo dia. Clyde Hewitt observa que “os cristãos do advento não são uma igreja evangelística e não têm causado um grande impacto no mundo”. O resultado, afirma ele, tem sido pequenez – não só em números, mas, acima de tudo, “em sonhos, na visão. Pequenez gera pequenez”. Ele também defende que os cristãos do adven­to não podem atribuir sua falta de crescimento a doutrinas impopulares, uma vez que a lista de doutrinas impopulares do adventismo do sétimo dia “inclui todas as da fé cristã do advento e ainda conta com várias outras”. Ele atribui o sucesso adventista do sétimo dia à convicção de possuir uma missão profética, na tradi­ção de Guilherme Miller.
Em suma, o principal motivo para o sucesso é bem mais do que a crença de possuir a “verdade” sobre o sábado e o segundo advento. A força motivadora que subjaz ao adventismo do sétimo dia é a certeza de ser um povo profético, com uma mensagem única acerca do breve retorno de Cristo a um mundo aflito. Tal compreensão profética da missão, integrada às doutrinas dentro da estrutura das três mensagens angélicas, proporcionou aos guardadores do sábado a força de vontade para sacrificar-se a fim de espalhar suas convicções por todos os cantos.
É esse entendimento que o adventismo corre o risco de perder no início do século 21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós!