Uma aliança religiosa é um acordo entre Deus e seres humanos, no qual Deus promete abençoar aqueles que O aceitarem e se comprometerem com Ele.
Essa é uma boa definição. No entanto, o que exatamente ela quer dizer? Quais são suas consequências? Tais questionamentos dividiram a comunidade adventista nos anos 1880.
Smith e Butler tinham uma resposta para a questão da aliança. Era simples: “Obedeça e viverá.” Aqueles que obedecessem teriam a vida eterna. Logo, sua ênfase estava na lei, na obediência e na justificação pessoal.
Entretanto, Waggoner virou a equação “obedeça e viverá” de cabeça para baixo. Primeiro, afirmava ele, vinha a justificação e a vida em Cristo, só depois a obediência. Portanto, podemos dizer que sua fórmula era “viva [em Cristo] e [então] obedecerá”.
Da perspectiva de Waggoner, o problema crucial da velha aliança é que “ela não fazia provisão para o perdão dos pecados”. Todavia, a nova aliança coloca no centro a justificação pela fé em Cristo. Trata-se de uma aliança da graça, na qual cristãos nascidos de novo têm a lei de Deus no coração. “Andar na lei”, ele afirmava, será um estilo de vida natural para aqueles que nasceram na família de Deus e têm a lei no coração.
Os adventistas de 1888 estavam preocupados com a aliança. E deveriam mesmo. Afinal, o que seria mais importante do que a salvação? Nada! Comparados com a salvação, um carro novo, uma casa melhor e até mesmo a vida terrena não têm nenhum valor.
Não devemos culpar os adventistas de mais de um século atrás pela agitação que demonstraram quando alguém questionou sua ideia de salvação e da missão da igreja. Cada um de nós deve se preocupar profundamente com as mesmas questões. Vivemos em um mundo caótico, cheio de doenças e morte. Essa confusão durará para sempre? De que modo Deus pode salvar pessoas problemáticas em um mundo caótico? Essas são as perguntas que compõem a crença religiosa. As respostas a elas estimularam a criação da Igreja Adventista e estarão ligadas a seu destino final.
Pai, ajuda-nos a aprender a pensar o que Tu pensas. Ajuda-nos a entender os assuntos mais importantes da Bíblia e da vida.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Sua opinião é muito importante para nós!