sexta-feira, 24 de julho de 2015

Meditação Diária Para Não Esquecer - A Autoridade da Associação Geral – 1

Com que autoridade fazes estas coisas? Ou quem te deu autoridade para as fazeres? Marcos 11:28


Com que autoridade? Essa é uma boa pergunta. Devemos fazê-la e refletir em todas as suas facetas, não só em relação a Cristo, mas também no que se refere à liderança de Sua igreja na Terra.
Nem todos ficaram felizes com a formação da Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia nos anos 1860. Os opositores mais ferrenhos foram o primeiro presidente e secretário da recém-organizada Associação de Iowa, respectivamente B. F. Snook e W. H. Brinkerhoff.
Eles se opunham fortemente à organização da igreja e fizeram uma campanha de críticas e desafetos contra a liderança geral da igreja, em especial, a Tiago e Ellen White. Em julho de 1865, os membros da Associação de Iowa votaram a substituição de Snook por George Butler. Posteriormente, Snook e Brinkerhoff saíram da denominação e levaram alguns membros com eles, formando um grupo chamado Marion Party. Ao contrário da maioria das ramificações que saíram do adventismo do sétimo dia, Marion Party não desapareceu. Hoje o conhecemos como Igreja de Deus (do Sétimo Dia). A rebelião de Marion seria a última cisão significativa na denominação até o início do século 20.
Dez anos depois da fundação da Associação Geral, Tiago White continuava a louvar os resultados da organização: “Quando levamos em conta o início pequeno e a forma obscura que essa obra começou, bem como a agilidade e a solidez de nosso crescimento, a perfeição e a eficiência de nossa organização, percebemos que uma grande obra já foi realizada. […]Ao olharmos para todas essas coisas e vermos como Deus nos fez prosperar, nós que estamos ligados a este trabalho podemos dizer: ‘Que maravilhas o Senhor operou!’”
Contudo, apesar dos elogios, nem tudo ia bem. Havia tensões dentro do arraial adventista sobre a natureza e a abrangência da autoridade da Associação Geral, sobretudo no que se refere às Associações estaduais. Tais tensões atingiram um ponto crítico em 1873.
E elas ainda não desaparecem mais de um século depois. Portanto, é conveniente analisarmos o assunto dentro da história adventista.
Obrigado, Senhor, por teres dado a nós a vontade de servir, a cabeça para pensar e o coração para sentir. Ajuda-nos a usar todos esses elementos ao máximo, no relacionamento contigo e com Tua igreja. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós!