terça-feira, 21 de julho de 2015

Estudo 8 Daniel - Os Animais e A Babilônia Espiritual



Nós vimos em estudo anterior o que o livro de Apocalipse predisse sobre o surgimento da Babilônia espiritual (significa confusão) a qual faria as mesmas coisas que a antiga Babilônia fez. A Babilônia espiritual iria: 1) misturar paganismo com a adoração de Deus e 2) perseguir o povo de Deus que se recusa a aceitar esta combinação de paganismo com cristianismo.
Deixaremos a Bíblia identificar para nós este grande sistema apóstata que tem misturado paganismo e cristianismo juntos. Alguns que estudarem esta lição poderão se sentir feridos por aprenderem a sua identificação. Por favor, lembre-se de que não há nenhuma intenção maliciosa por alguém estar pertencendo a qualquer sistema religioso. Deus não está falando sobre indivíduos, mas sobre um sistema. Deus ama todo indivíduo que pode ter se tornado envolvido por falsos ensinamentos. Em amor, Ele envia a eles a mensagem para se retirar de Babilônia (Apocalipse 18:4). Deus não quer que sejamos enganados. A verdade pode ser dolorosa agora, mas a decepção será muito mais dolorosa no fim. Com a eternidade em jogo, nossa maior segurança é não confiar no que o homem diz, mas sobre o que Deus diz em Sua Sagrada Palavra, a Bíblia.

OS QUATRO ANIMAIS

1.   Quantos animais Daniel viu vindo do mar e o que esses animais representam? (Daniel 7:1-3 e 17)

“... ________ animais, grandes, diferentes uns dos outros, subiam do mar... Estes grandes animais, que são _________, são _______________ , que se _______________ da terra.”

 NOTA: Em Daniel 2, cinco reinados são representados pelos vários metais de uma grande imagem: a Cabeça de ouro = Babilônia, o Peito e braços de prata = Medo Pérsia, o Ventre e coxas de bronze = Grécia, as Pernas de ferro = Roma e os Pés de ferro e barro = Europa dividida

2.  O que representa o mar na simbologia bíblica? (Apocalipse 17:15)

“...As águas que viste, onde se assenta a meretriz está assentada, são _________ , _______________ , ___________ e _____________ .”

3. Que animal Deus escolheu para representar o reinado de Babilônia?  (Daniel 7:4)

“...O primeiro era como _________ , e tinha asas de águia...”

NOTA: Como o ouro, o principal dos metais, foi escolhido para representar Babilônia em Daniel 7, o rei dos animais, o leão.

4.  Que animal representa o segundo império mundial Medo Persa? (Daniel 7:5)

“...e eis aqui o segundo animal, semelhante a um ________...”

5.  Que animal representa o terceiro reinado, Grécia e quantas cabeças tinha esse animal? (Daniel 7:6)

  “...continuei olhando, e eis aqui outro, semelhante a um ___________ ... tinha também este animal _______ cabeças...”

NOTA: As quatro cabeças do leopardo representam as quatro divisões do império grego após a morte de Alexandre o Grande. O reinado se dividiu entre quatro generais: Cassandro, Lisímaco, Ptolomeu e Seleuco, que governaram sobre os reinados da Macedônia, Trácia, Egito e Síria.

6.  O quarto animal, representando Roma, é identificado por qual tipo de dentes? (Daniel 7:7)

“...e eis aqui o quarto animal, terrível e espantoso, e sobremodo forte, o qual tinha __________ dentes de ________ ...”

NOTA: Perceba as pernas de ferro em Daniel 2 e o ferro nos dentes em Daniel 7. Ambos os animais e as pernas representam Roma.

7. Quantos chifres o quarto animal tem e o que Daniel vê surgindo no meio dos dez chifres? (Daniel 7: 7 e 8)

“...e tinha _______ chifres...estando eu a observar os chifres, eis que entre eles subiu outro ____________ ...”

NOTA: Os dez chifres representam os dez povos bárbaros que conquistaram o império romano e o dividiram. Eles são: os Ostrogodos, Visigodos, Francos, Vândalos, Suevos, Alemanos, Anglo-Saxões, Hérulos, Lombardos e Burgundios.

A IDENTIFICAÇÃO DO CHIFRE PEQUENO EM DANIEL 7

8.  Liste as marcas de identificação do chifre pequeno como aparecem descritas em Daniel 7.

“...e eis que entre eles _______ outro pequeno...diante do qual três dos primeiros chifres foram _______________...e eis que neste chifre havia ________ , como os de ___________ ...e uma boca que falava com _____________...” (Verso 8)

“...eis que este chifre fazia _________ contra os santos, e _______________ contra eles...” (Verso 21)

“...Proferirá palavras _________ o Altíssimo e cuidará em mudar os __________ e a _______; e os santos lhe serão entregues nas mãos por _____________ , e _______________ , e ____________ de _______________ .” (Verso 25)

NOTA: O império romano foi tomado pelos bárbaros em 476 D.C. Desde então o chifre pequeno emergiu entre as dez divisões, tendo se tornado o maior poder depois da queda do império romano. Observamos então, o surgimento do chifre pequeno após 476 D.C.

Entre  476 e 562 D.C. três dos dez chifres – Hérulos, Vândalos e Ostrogodos – foram destruídos. Isto abriu caminho para o chifre pequeno crescer e ganhar poder.

Este poder blasfemaria contra Deus. Lembrando, Belsazar blasfemou contra Deus quando misturou paganismo com adoração a Deus. Obviamente, este poder blasfemaria igualmente contra Deus por misturar paganismo com adoração a Deus.

 Como na Babilônia antiga, o chifre pequeno perseguiria aqueles que estavam em desacordo com estas suposições impostas por este poder. Tentariam destruir os santos de Deus.

O CHIFRE PEQUENO E A BESTA DE APOCALIPSE 13

9.  Liste as marcas de identificação da besta de Apocalipse 13:

“...e deu-lhe o ____________ o seu poder, o seu trono e grande autoridade...”(Verso 2)

“...vi uma de suas cabeças como ______________ de __________mas essa ferida mortal foi __________ e toda a terra se maravilhou, seguindo a besta...” (Verso 3)

“...Quem é ____________ à besta? quem pode pelejar contra ela?” (Verso 4)

“...Foi-lhe dada uma boca que proferia ____________ e ______________ ...E abriu a boca em __________­­____ contra Deus...”(Versos 5 e 6)

“...Foi-lhe dado também, que pelejasse _________ os santos, e os vencesse...” (Verso 7)

“...E ______________ todos os que habitam sobre a terra...” (Verso 8)

“...e o seu número é ______________ e ____________ e ______ ...” (Verso 18)

NOTA: O dragão representa a Satanás (Apocalipse 12:9) Não importa o que este poder da besta impõe, a fonte de sua autoridade e poder não é nenhum outro senão o próprio Satanás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós!