segunda-feira, 27 de abril de 2015

Estudo 11 - Santuário Celestial


SANTUÁRIO CELESTIAL

A fim de que possamos desfrutar plenamente os benefícios do evangelho, devemos entender a obra que Jesus fez por nós no passado, o que Ele faz agora e o que fará no futuro. Podemos compreender esse assunto, estudando o ritual do santuário terrestre dos israelitas, que prefigurava o atual ministério de Cristo no santuário celestial. É fundamental que entendamos o que a Bíblia ensina sobre o tema.

1. Que pedido especial fez Deus a Moisés? Êxodo 25:8, 40

Êxodo 25:8 E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles.    
Êxodo 25:40 Vê, pois, que tudo faças segundo o modelo que te foi mostrado no monte. 

2. Como era o santuário?

O santuário era dividido em dois compartimentos. O primeiro era o lugar santo, e o segundo, o lugar santíssimo. No lugar santo, o sacerdote realizava o trabalho diário (Hebreus 9:6), e continha uma mesa com pães, o candelabro e o altar de incenso (Êxodo 40:22, 24, 26). No lugar santíssimo, o sumo sacerdote entrava uma vez por ano, no Dia da Expiação, que caía no dia dez do sétimo mês (Hebreus 9:7). Ali se encontravam a arca da aliança, coberta de ouro, com as tábuas dos dez mandamentos, uma urna de ouro contendo o maná, e o bordão de Arão (Êxodo 40:20, 21; Hebreus 9:3, 4). Um véu separava esses dois compartimentos ( Êxodo 26:33). À frente do lugar santo, ficava o pátio, no qual estavam o altar do holocausto e a pia em que os sacerdotes lavavam as mãos (Êxodo 40:29, 30). O santuário era móvel, = cercado (Êxodo 40:33), e teve sua construção aprovada por Deus (Êxodo 40:34-38).

3. Em que consistia o serviço diário? Êxodo 29:38-42

Os cordeiros sacrificados representavam Jesus que, na cruz, morreria pelos pecados humanos.

4. Qual era a festa que dava fim ao ciclo anual das cerimônias? Levítico 23:27

 Levítico 23:27 Mas, aos dez deste mês sétimo, será o Dia da Expiação; tereis santa convocação e afligireis a vossa alma; trareis oferta queimada ao SENHOR.    

5. Em que consistia a purificação do santuário? 

Através do sacrifício diário, os pecados eram transferidos simbolicamente do pecador arrependido para o santuário. Uma vez ao ano, realizava-se a limpeza ou purificação do santuário no Dia da Expiação, removendo os pecados para o deserto.

6. Que acontecimento marcou a consumação do ritual do santuário terrestre, e que santuário está em funcionamento atualmente? Mateus 27:50, 51; Hebreus 8:1, 2

Eis que o do santuário se rasgou em  2  partes de alto a baixo. Com a morte de Cristo, o santuário terrestre perdeu sua função, pois a sombra deu lugar à realidade. Cristo hoje ministra no verdadeiro santuário que o Senhor , não o homem.

7. Quais as evidências bíblicas de um santuário no Céu? Êxodo 25:40; Apocalipse 4:5; Apocalipse 11:19

Êxodo 25:40 Vê, pois, que tudo faças segundo o modelo que te foi mostrado no monte.    
Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no  ... e foi vista a arca da aliança.

A exemplo do que ocorria no santuário terrestre, Jesus está realizando, em nosso favor, duas atividades no santuário celestial: intercessão (1 Tim. 2:5; 1 João 2:1), simbolizada pelo serviço diário, e julgamento (João 5:22; Daniel 7:9, 10), representado pelo Dia da Expiação. Sempre que um pecador arrependido vai a Deus em nome
de Jesus e pede perdão, Cristo intercede por ele no santuário celestial, aplicando em seu favor os méritos de Seu sacrifício na cruz. Mas, Ele também realiza o trabalho de juiz, neste momento. O próximo estudo esclarecerá esse tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós!