MUDAMOS O MUNDO COM UMA
ATITUDE
REAL DE
CARINHO E
AMOR

Acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo. Acreditamos na Palavra de Deus como regra de fé.
Acreditamos na salvação unicamente pela fé. Acreditamos que devemos guardar os mandamentos.
Acreditamos que devemos cuidar da saúde. Acreditamos que devemos cuidar da natureza.
Acreditamos que Jesus voltará.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Estudo 11 - Santuário Celestial


SANTUÁRIO CELESTIAL

A fim de que possamos desfrutar plenamente os benefícios do evangelho, devemos entender a obra que Jesus fez por nós no passado, o que Ele faz agora e o que fará no futuro. Podemos compreender esse assunto, estudando o ritual do santuário terrestre dos israelitas, que prefigurava o atual ministério de Cristo no santuário celestial. É fundamental que entendamos o que a Bíblia ensina sobre o tema.

1. Que pedido especial fez Deus a Moisés? Êxodo 25:8, 40

Êxodo 25:8 E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles.    
Êxodo 25:40 Vê, pois, que tudo faças segundo o modelo que te foi mostrado no monte. 

2. Como era o santuário?

O santuário era dividido em dois compartimentos. O primeiro era o lugar santo, e o segundo, o lugar santíssimo. No lugar santo, o sacerdote realizava o trabalho diário (Hebreus 9:6), e continha uma mesa com pães, o candelabro e o altar de incenso (Êxodo 40:22, 24, 26). No lugar santíssimo, o sumo sacerdote entrava uma vez por ano, no Dia da Expiação, que caía no dia dez do sétimo mês (Hebreus 9:7). Ali se encontravam a arca da aliança, coberta de ouro, com as tábuas dos dez mandamentos, uma urna de ouro contendo o maná, e o bordão de Arão (Êxodo 40:20, 21; Hebreus 9:3, 4). Um véu separava esses dois compartimentos ( Êxodo 26:33). À frente do lugar santo, ficava o pátio, no qual estavam o altar do holocausto e a pia em que os sacerdotes lavavam as mãos (Êxodo 40:29, 30). O santuário era móvel, = cercado (Êxodo 40:33), e teve sua construção aprovada por Deus (Êxodo 40:34-38).

3. Em que consistia o serviço diário? Êxodo 29:38-42

Os cordeiros sacrificados representavam Jesus que, na cruz, morreria pelos pecados humanos.

4. Qual era a festa que dava fim ao ciclo anual das cerimônias? Levítico 23:27

 Levítico 23:27 Mas, aos dez deste mês sétimo, será o Dia da Expiação; tereis santa convocação e afligireis a vossa alma; trareis oferta queimada ao SENHOR.    

5. Em que consistia a purificação do santuário? 

Através do sacrifício diário, os pecados eram transferidos simbolicamente do pecador arrependido para o santuário. Uma vez ao ano, realizava-se a limpeza ou purificação do santuário no Dia da Expiação, removendo os pecados para o deserto.

6. Que acontecimento marcou a consumação do ritual do santuário terrestre, e que santuário está em funcionamento atualmente? Mateus 27:50, 51; Hebreus 8:1, 2

Eis que o do santuário se rasgou em  2  partes de alto a baixo. Com a morte de Cristo, o santuário terrestre perdeu sua função, pois a sombra deu lugar à realidade. Cristo hoje ministra no verdadeiro santuário que o Senhor , não o homem.

7. Quais as evidências bíblicas de um santuário no Céu? Êxodo 25:40; Apocalipse 4:5; Apocalipse 11:19

Êxodo 25:40 Vê, pois, que tudo faças segundo o modelo que te foi mostrado no monte.    
Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no  ... e foi vista a arca da aliança.

A exemplo do que ocorria no santuário terrestre, Jesus está realizando, em nosso favor, duas atividades no santuário celestial: intercessão (1 Tim. 2:5; 1 João 2:1), simbolizada pelo serviço diário, e julgamento (João 5:22; Daniel 7:9, 10), representado pelo Dia da Expiação. Sempre que um pecador arrependido vai a Deus em nome
de Jesus e pede perdão, Cristo intercede por ele no santuário celestial, aplicando em seu favor os méritos de Seu sacrifício na cruz. Mas, Ele também realiza o trabalho de juiz, neste momento. O próximo estudo esclarecerá esse tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é muito importante para nós!